Home Brusque Na coluna de Wiliam Todt: “Corrida de rua – como começar?”

Na coluna de Wiliam Todt: “Corrida de rua – como começar?”

Saiba quais passos seguir antes de iniciar a atividade

por Álvaro José
0

Muitas pessoas possuem o desejo de iniciar a prática da corrida de rua, embora que, visivelmente seja simples, alguns fatores de rendimento e segurança precisam ser levados em consideração. Um deles e talvez o mais importante é o risco de lesões pela falta de força muscular, uma vez que a cada toque de pé no chão, a sobrecarga pode chegar de 1 à 3 vezes o peso corporal do indivíduo.

Contudo, existem técnicas para absorção do impacto e melhor otimização do desempenho na corrida. Quando menciono a falta de força, defendo o fortalecimento para corredores, o mesmo pode ser desenvolvido de forma simples, com acessórios e poucos equipamentos. Não há necessidade de utilizar máquinas. O intuito é promover um maior equilíbrio muscular com exercícios básicos.

Abaixo trago uma possibilidade de iniciação.

Passo 1: Comece criando uma rotina, defina dias e horários na semana. Quanto ao local, procure um terreno mais linear com menor oscilação de relevo.

Passo 2: Estimule o seu corpo com caminhadas e trotes por 15 à 30 dias. A caminhada promove uma maior oxigenação no sangue, já o trote antecede a corrida, é uma fase importante para educar os movimentos coordenativos.

Passo 3: Quantifique a distância percorrida ou o tempo em movimento, a partir disso você terá parâmetros para avaliar o seu desempenho, se for o caso, progrida para uma corrida leve.

Além dessas dicas de como iniciar na corrida, procure orientação profissional. O professor irá te conduzir de forma ainda mais específica, de acordo com a sua condição física atual. Você poderá ter acesso a planilhas de corrida personalizada.

Compre saúde ganhe vida!

Wiliam Todt é proprietário da Academia WT Energy,
em Brusque e referência em preparação física na cidade.

Foto: Arquivo EsporteSC