O Brusque Basquete KTO finalizou o ano com chave de ouro. No último sábado (16), a equipe sagrou-se terceira colocada no Campeonato Brasileiro de Basquete modalidade 3×3 sub-23. A disputa ocorreu em Vilha Velha, no Espírito Santo.
O cestinha da competição foi da equipe brusquense. João Castello marcou no total 34 pontos. O atleta comentou que a expectativa para a competição sempre foi boa. “Tínhamos consciência do nosso potencial e sabíamos que estar entre os mais bem colocados do Brasil era uma possibilidade concreta”, comentou.
A competição é organizada pela Confederação Brasileira de Basquete (CBB), e foi dividida em diversas etapas. Há algumas diferenças principais na disputa do Basquete 3×3. O Basquete tradicional é jogado com cinco jogadores em cada equipe, enquanto no 3×3, são três jogadores em cada equipe.
A quadra do 3×3 é consideravelmente menor em comparação com o basquete tradicional. A modalidade é frequentemente jogada em meia quadra, com uma única cesta. Isso cria um ambiente mais compacto e acelerado, incentivando ações rápidas e jogadas intensas.
No 3×3, o primeiro time a atingir 21 pontos ou o time com a pontuação mais alta após 10 minutos de jogo vence. Se o jogo atingir o tempo limite de 10 minutos sem atingir 21 pontos, a equipe com a pontuação mais alta é declarada vencedora.
Castello destacou que a preparação é bem diferente da preparação para a disputa do Basquete tradicional. “A preparação física sem dúvidas é o fator diferencial, por ser um jogo mais físico e mais rápido. Nesse sentido, acredito que a característica que diferencia o Basquete 3×3 é o maior dinamismo das partidas, que consequentemente levam a um maior esgotamento físico, por serem vários jogos durante o dia com um alto nível de rendimento”.
Além do cestinha João Castello, a equipe foi formada pelos atletas Marcus Maffezzolli, que foi o terceiro cestinha da competição, com 30 pontos, Luis Henrique Knaben, Lucas Lopes, Iago Gevared Pereira e João Nunes. João, por fim, agradeceu a equipe e comemorou os resultados alcançados. “É uma sensação única, porque você vê o resultado do seu trabalho e de muitas horas de treino e sacrifício sendo recompensados. Queria aproveitar também para agradecer a equipe que me passou essa confiança para chegar a esse resultado”, finaliza.