Duelo inédito na grande decisão do Campeonato Catarinense de 2022, Brusque e Camboriú pela segunda vez se enfrentarão numa final de competição. Há 7 anos, no entanto, o cenário era bem diferente para as duas equipes.
Em 2015, os times amargavam a segunda divisão do catarinense, bem distantes dos holofotes atuais. Naquele ano, ambos subiram, com vitória do Bruscão na grande decisão diante do rival. Em Camboriú, no duelo de ida, o Brusque já largou na frente ao vencer por 1 a 0 no estádio Roberto Santos Garcia, o Robertão. O gol da vitória foi marcado por Eydison.
Na volta, no estádio Augusto Bauer, o camisa 9 voltou a brilhar, marcou outras duas vezes e garantiu o título à equipe brusquense. Naquela ocasião, o time era comandando por Mauro Ovelha, hoje gerente de futebol do Camboriú. O zagueiro Neguete, que estava no Brusque em 2015, é outro que agora defende as cores da Cambura, sete anos depois.
O reencontro
Após a decisão de 2015, os times tiveram caminhos diferentes até se reencontrarem nessa final de Estadual. o Camboriú viveu altos e baixos, acumulando rebaixamentos e acessos, sem se firmar na Série A, até a grande campanha deste ano, após vencer a Série B em 2021. Ao chegar na decisão, o Tricolor da Baixada também garantiu vaga na Copa do Brasil de 2023 e ainda no Campeonato Brasileiro da Série D.
Já para o Brusque vencer o Estadual é a consolidação de um trabalho que vem desde aquela final. De 2015 para cá, o Marreco esteve presente em todas as edições do Campeonato Catarinense da Série A, praticamente em todas elas lutando na parte de cima da tabela. Além de chegar na final em 2020, e nas semis em 2021, a equipe também fez história ao avançar à terceira fase da Copa do Brasil em 2020, vencer a Série D do Campeonato Brasileiro, em 2019, e empilhar acessos, com a chegada e permanência na Série B do Brasileirão. E agora, quem levará a melhor?