Home Futebol Brusque participa de evento inédito de marketing para estudar melhorias para o Estadual de 2017

Brusque participa de evento inédito de marketing para estudar melhorias para o Estadual de 2017

Dos 10 clubes que disputaram o Estadual da Série A deste ano, sete estiveram presentes: Avaí, BRUSQUE, Criciúma, Internacional, Figueirense, Guarani e Chapecoense – que foi representada pelo presidente Sandro Pallaoro, que no mesmo dia assumiu a Presidência da SCCLUBES.

por Redação
0

O departamento de comunicação do Brusque FC participou na segunda-feira (9) do 1º Fórum de Marketing dos Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina. O evento foi realizado na sede da SCCLUBES, em Florianópolis.

Dos 10 clubes que disputaram o Estadual da Série A deste ano, sete estiveram presentes: Avaí, BRUSQUE, Criciúma, Internacional, Figueirense, Guarani e Chapecoense – que foi representada pelo presidente Sandro Pallaoro, que no mesmo dia assumiu a Presidência da SCCLUBES.

Estiveram juntos também representantes da Federação Catarinense de Futebol e do Curso de Pós-Graduação em Esporte da Unisul.

O encontro foi considerado histórico para o futebol catarinense, já que pela primeira vez todos os profissionais de marketing dos clubes estiveram reunidos para tratar de assuntos e interesses em comum.

A ideia é possibilitar ações conjuntas entre os clubes, valorizando a marca das equipes e fomentando ao mesmo tempo o aumento do número de torcedores nos estádios de futebol de Santa Catarina. No encontro, o Brusque FC foi representado pelo assessor de imprensa e responsável pela comunicação Sidney Silva.

Sobre o fórum
O Fórum tem como objetivo o conhecimento mútuo entre os profissionais de marketing dos clubes, a troca de experiências, e o levantamento de problemas comuns. O evento foi dividido em duas partes e teve vários assuntos na pauta.

Na primeira parte do encontro, de quatro horas, cada clube teve a oportunidade de apresentar o quadro de seu clube no Estadual deste ano, avaliando questões como a presença da torcida nos jogos, os cases marketing que atraíram público e patrocinadores, a comercialização de placas e o patrocínio nos uniformes.

Silva destacou a campanha do Brusque em todo campeonato catarinense, o apoio do empresariado da cidade e a necessidade de novos apoiadores para o Brusque FC. “O desafio, ainda, como na maioria dos clubes, é fazer da marca Brusque FC um produto mais rentável”, disse. “Hoje ainda temos uma realidade muito distante, sobretudo em relação a estrutura, das principais equipes do estado, mas é um clube que buscou uma visão mais profissional nesta temporada, que dentro da sua limitação financeira está abrindo essa perspectiva de valorização ao trabalho do marketing, fundamental para a captação de novas receitas”.

Silva também destacou o apoio maciço da torcida nos jogos e o crescimento do clube, sobretudo na exposição de mídia durante o Campeonato Estadual de 2016. “O Brusque tem uma torcida expressiva, com grande potencial para ser explorada, e teve um resultado fantástico de mídia. Com certeza foi o clube que mais apareceu entre os cinco ditos “menores”, inclusive com significativa exposição nacional, até mesmo pelo bom desempenho que teve durante a temporada”.

Na segunda parte da reunião, Alexandre Monteiro apresentou as ações de Marketing da Federação para o Estadual de 2016 e o professor Rafael Andreis, da Unisul, falou sobre fatores que motivam a presença do torcedor nos estádios. Após as apresentações, foram levantadas sugestões de ações coletivas para melhorar o Campeonato Estadual de 2017.

Uma conclusão foi unânime: o Fórum representou um marco para o desenvolvimento de uma parceria entre os clubes, Associação, Federação e Unisul para o desenvolvimento de ações que possam melhorar as ações promocionais para o Estadual de 2017. “E não vamos parar por aqui”, garantiu o assessor de comunicação e eventos da SCCLUBES e idealizador do encontro, Paulo Scarduelli. “Vamos realizar novos encontros, levantar problemas e apresentar soluções coletivas para o Estadual de 2017”.