A menos de três meses do início do Campeonato Catarinense de 2018, a Federação Catarinense de Futebol (FCF) se reuniu com representantes dos clubes nesta segunda-feira (6) para discutir a fórmula e regulamento do Catarinão do próximo ano.
Em princípio, a FCF trabalha com 18 datas para o campeonato estadual. Se isso permanecer, a ideia é de que o campeonato seja disputado no formato de pontos corridos, com turno e returno, sendo o campeão a equipe que somar mais pontos ao longo das 18 rodadas.
Mas clubes e entidades ainda confiam na abertura de novas datas para a competição, o que acarretará mudanças no regulamento, conforme comenta André Rezini, um dos representantes do Brusque na reunião ao lado do presidente, Danilo Rezini.
Ele explica que, caso haja 19 datas, por exemplo, o Catarinense será disputado em turno e returno, mas as duas equipes que mais pontuarem farão a final em jogo único, na casa do time de melhor campanha. “Neste caso, a equipe mandante ficará com 70% da renda, enquanto que o clube visitante fica com o restante, 30%”.
Existe uma terceira hipótese ainda que o Catarinão possa ter 20 datas. Nesta possibilidade, a disputa segue sendo em turno e returno. Por outro lado, serão quatro as equipes classificadas para a próxima fase, semifinais, com jogo único disputado na casa dos dois melhores times do certame. O mesmo vale para a final: jogo único com renda de 70% para o time mandante com a melhor campanha e 30% para o visitante.