Coluna Saúde do Atleta: Por Volnei Corrêa da Silva
No inverno há um aumento da atividade metabólica para manter a temperatura corporal. Acontece uma vasoconstrição periférica com diminuição do aporte sanguíneo nas extremidades e uma concentração maior do sangue nas estruturas mais centrais.
A musculatura periférica fica mais contraturada para evitar a perda de calor. Isto nos faz ter mais atenção com o aquecimento e preparação muscular para a realização da atividade física com intuito de diminuirmos a chance de lesão muscular que é bem mais frequente nos dias frios.
O uso de roupas adequadas para proteção ao frio se faz necessário (luvas, gorros, camisetas manga longa, calças e coletes corta vento) mesmo que durante a atividade física haja necessidade de retirada de algumas das peças. Isto diminui a chance de contraturas musculares.
Outro cuidado importante que devemos ter é com as doenças respiratórias (gripe, sinusite, rinite, pneumonia) e as doenças vasculares (infarto, arritmias, acidente vascular cerebral) que por si só, neste período, já são mais frequentes.
O ar frio e seco causa irritação das vias aéreas aumentando a chance de infecções. Respirar pelo nariz faz com que o ar seja aquecido e umidificado ao passar pelas vias aéreas diminuindo a chance de irritação.
Há uma relação direta entre a atividade física e o sistema imunológico. Algumas pesquisas demonstram que a atividade física, quando realizada de maneira moderada, aumenta a resposta imunológica e consequentemente diminui a chance de desencadeamento de doenças, inclusive as respiratórias. Mas, na atividade física intensa, seja ela em atletas amadores ou profissionais, há uma diminuição da capacidade imunológica (imunossupressão) fazendo com o praticante esteja mais susceptível a doenças. Resumindo, a atividade física moderada aumenta a resistência imunológica as doenças respiratórias enquanto a atividade física intensa deixa o atleta com um risco maior de desenvolvê-las.
Programar/periodizar a atividades física conforme a temperatura e clima, cuidar com as vestimentas, alimentação e hidratação adequada, fazer um bom aquecimento/preparação muscular antes do treino, evitar condição climática adversa, dar preferência para a respiração nasal são algumas dicas para diminuir a chance de problemas de saúde ao realizar atividade física no inverno.
Especialista em Cirurgia do Joelho em Lyon/França e Médico de Equipe pelo Futbol Club Barcelona, Volnei Corrêa da Silva tem 51 anos e é natural de Ibirubá (RS). Desde 1997 mora em Lages. Atualmente é médico do Leoas da Serra, time de Futsal Feminino de Lages, e também médico da Seleção Brasileira de Futsal Feminino. Professor do curso de Medicina na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), Volnei também atua na CLINITRAUMA Ortopedia e Traumatologia, em Lages.