Home Artes Marciais Como encontrar um bom Professor?

Como encontrar um bom Professor?

Um bom professor precisa ser coerente e seguir uma linha de pensamento, ser equilibrado. Comportamentos explosivos retiram muitos alunos das academias, a arte de ensinar é um ofício extremamente difícil.

por Sidney Silva
0

Primeiramente, o bom professor não vive criticando negativamente os outros; tenta extrair o lado positivo de cada aluno, inclusive das outras equipes existentes. Deve ser um bom exemplo ao aluno, tanto dentro, quanto fora do tatame, demonstrando certo sucesso dentro dos tatames ou em alguma atividade que se propôs a realizar.

Um bom professor precisa ser coerente e seguir uma linha de pensamento, ser equilibrado. Comportamentos explosivos retiram muitos alunos das academias, a arte de ensinar é um ofício extremamente difícil.

Saber separar os alunos que querem competir dos não competidores, também é um ofício complicado; há necessidade de separar os que buscam praticar uma arte marcial como complemento de sua rotina diária, visando “desestressar”, daqueles que buscam ganhar campeonatos e querem seguir uma carreira no mundo do esporte.

Além dessa separação, há dificuldade no tratamento dispendido, ou seja, muitas academias deixam de lado aqueles alunos que não querem competir, dando grande ênfase aos competidores.

“No Japão há um ditado que diz que é melhor gastar três anos procurando por um bom professor do que ocupar o mesmo período de tempo fazendo exercícios com alguém inferior.” Yoshi Oida.

É preciso tempo para poder avaliar as qualidades de um bom professor. Você dificilmente vai conseguir entender os métodos, técnicas e abordagens sendo apressado.

É importante verificar a linhagem do professor. De onde ele saiu, quem o ensinou, quem o autorizou, por sua vez, a ensinar? Conhecer a linhagem ajuda você a compreender qual o contexto daquele método e a sua história.

O bom professor deve ser um eterno aprendiz, mesmo que já não esteja com tanto vigor físico; sua mente é jovem e experiente o suficiente para querer continuar e sempre aprender.

Reunir todas essas qualidades é extremamente difícil, mas cabe ao aluno observar aquele professor que tem um bom coração, possui didática para ensinar, não é rancoroso, sabe de suas limitações, dá atenção aos alunos, identifica e corrige seus erros, possui experiência e muitas centenas de horas de tatame para instruir.

Para ser um bom Professor exige-se tudo isto, agora imagina para ser um Mestre?