Home Brusque Como uma boa preparação mental pode auxiliar na rotina de treinos e competições

Como uma boa preparação mental pode auxiliar na rotina de treinos e competições

Se o prejuízo passa pela parte financeira, física e médica das equipes, a mente não deixa de ser um aspecto preocupante no atual cenário.

por Lucia Chaves
0

Por: Lucia Chaves e Fom Conradi

Em tempos de pandemia, praticamente toda a humanidade sofreu algum impacto direto na vida. No mundo esportivo não foi diferente. Uma rotina totalmente atípica para todos que vivenciam o esporte e, principalmente, para quem o pratica. Se o prejuízo passa pela parte financeira, física e médica das equipes, a mente não deixa de ser um aspecto preocupante no atual cenário.

Nesse contexto, o EsporteSC conversou com profissionais da área. Segundo o psicólogo, Guilherme Secchi, para uma boa preparação é preciso estar com foco total. A atenção, a memória e a concentração são fundamentais. “Quanto mais treino, mais a memória muscular vai te favorecer, seja no arremesso, no chute, no passe ou qualquer tipo de ferramenta utilizada no jogo”, explica.

Para Secchi, outro fator fundamental o auto desempenho é o bom relacionamento do grupo, dentro e fora das quadras. É importante atletas e demais membros da equipe trabalharem na mesma linha, com os mesmos propósitos e objetivos.
“É importante ter a cobrança da comissão técnica juntamente com a oferta do bom trabalho, com treinos diferentes e uma proposta que agregue o time num contexto junto. No extraquadra também, questão de conversas que não sejam sobre o time, saber a história do colega, de onde veio, como surgiu o esporte para ele, entre outros. É importante ter afetividade”, observa.

O psicólogo diz que para quem disputa competições individuais é necessário ter metas pessoais e saber qual é o objetivo a ser alcançado dentro da modalidade. “É importante que você trabalhe com metas, de curto, médio e longo prazo. Seres humanos não foram feitos para serem individuais e sim coletivos. Então, procure um parceiro para lhe acompanhar na atividade, seja um atleta individual e tenha o coletivo como base”, finaliza.

Mente e autodisciplina
Para o coach e preparador físico, Pedro Vaz, quando se trata de resultados, tudo começa pela mente e pela autodisciplina. Toda ação é movida por um pensamento e esse pensamento deve estar conectado a um propósito.

“A autodisciplina é você desenvolver a capacidade e a habilidade de direcionar sempre a atenção, o foco e a energia para pensamentos positivos. Aqueles que são construtores e te levarão para perto do objetivo”, explica.

Pedro observa o dever de encontrar na crise oportunidades. “A palavra ‘crise’ para os chineses tem dois significados, perigo ou oportunidade. A pandemia é um período de crise, então temos essas duas opções. O perigo é ficar se vitimando e não fazer nada para a evolução nesse momento. Quando vemos o lado da oportunidade, encontramos saídas e alternativas para que possamos desenvolver de forma contínua aquilo que somos capazes”. Relata.

Segundo o coach, é necessário filtrar as notícias recebidas. “É preciso pensar o que podemos fazer nesse momento que vá nos desenvolver pessoalmente e profissionalmente para quando passar a pandemia estarmos à frente de onde estávamos anteriormente”, diz ele.

“A crise ou a oportunidade é a forma como cada um encara a situação. Quem souber aproveitar, a hora que acabar a pandemia, vai ter um destaque pessoal e profissional muito grande”, finaliza.