Home Ciclismo Disciplina de estrada é a mais popular e praticada no mundo

Disciplina de estrada é a mais popular e praticada no mundo

Nesta minha primeira matéria, vou falar um pouco sobre a disciplina do ciclismo que é a mais popular, o Ciclismo de Estrada. No mundo e em nosso município, esta foi a primeira disciplina praticada.

por Redação
0

Existem algumas provas dentro da modalidade do ciclismo que muitas pessoas ainda pensam que são outras modalidades, e, até pouco tempo, eram mesmo. Provas de downhill e de bicicross, por exemplo, eram consideradas modalidades. A União Ciclística Internacional –  UCI, que é a entidade máxima no ciclismo, e regulamenta todas as regras e administra a modalidade no Mundo, decidiu unificar todas as provas que são disputadas em bicicletas, como sendo disciplinas da modalidade chamada CICLISMO. Ou seja, não existe a modalidade de mountain bike, de bicicross, ou de downhill. Existe sim, dentro do ciclismo, as seguintes 
disciplinas: 

* Ciclismo de Estrada
* Ciclismo de Pista
* Bicicross
* Mountain Bike
* Ciclo Cross
* Indoor
* Trial

Nesta minha primeira matéria, vou falar um pouco sobre a disciplina do ciclismo que é a mais popular, o Ciclismo de Estrada. No mundo e em nosso município, esta foi a primeira disciplina praticada. Em Brusque eram disputadas corridas entre operários das empresas locais, com bicicletas normais, tipo barra circular, onde os simpatizantes deste esporte se desafiavam para ver quem era o mais forte ou mais rápido.

Com o passar dos anos, a empresa Companhia Industrial Schlosser, começou a incentivar mais os seus funcionários que eram adeptos do ciclismo. E foi através deste maior investimento que surgiu a vinda para Brusque do uruguaio Carlos Emilio Clavijo Rabelo, popularmente conhecido como Carlito, da Cicle Carlito. Com a chegada desta pessoa, foi possível a contratação de mais um uruguaio, Pedro Ruben Medina Perdomo, que veio para ser o técnico da equipe  Schlosser, ficando a função de mecânico para o Carlito. E este foi o divisor de águas para o nosso ciclismo. 

Nossa cidade tinha o material humano, mas faltava conhecimento técnico. O Uruguai sempre teve muita tradição nesta modalidade, algo muito similar ao continente europeu. E era disto que precisávamos. Saber treinar corretamente, descansar, se alimentar. Este acontecimento foi no ano de 1984. A partir deste ano os resultados conquistados por nossos ciclistas começaram a ganhar um maior destaque dentro do cenário estadual, e, logo em seguida, a nível nacional. 

Atualmente, Brusque possuí ciclistas com destaque no cenário mundial do ciclismo de estrada. Tudo isto graças a vinda de nosso amigo Carlito, que já se tornou um brusquense de coração. Nomes como o de Márcio May, que é natural de Salete, mas igualmente ao nosso grande Carlito, já é brusquense de coração, casando-se como uma brusquense e fixando residência por aqui, Soelito Gohr e Murilo Antônio Fischer, são os nossos maiores exemplos de sucesso dentro desta modalidade. Todos com passagem pela Seleção Brasileira representando nosso país em campeonatos Mundiais e Olimpíadas.

Como estamos em ano olímpico, não podemos deixar de destacar o nome de Murilo Fischer. Poucos esportistas no Mundo conseguiram a façanha de disputar 5 Olimpíadas. E este feito está próximo de se concretizar por este ídolo brusquense. Rio 2016 o espera e nós estaremos torcendo por você. 

Soelito Gohr também deverá estar presente nas Paraolimpíadas do Rio. Esta será a sua terceira participação nesta que é a maior competição desportiva do mundo. E as chances de medalha para este brusquense são reais. A história de vida deste campeão dos pedais é exemplo para a nossa juventude e toda a torcida e energia positiva do povo brusquense deverá acompanhá-lo nas competições do Rio 2016. Boa sorte Murilo e Soelito. Vocês nos representam.