Neste domingo (2), milhões de catarinenses vão às urnas escolher os seus representantes para o mandato de 2023 a 2026. Somente em Santa Catarina, aproximadamente 5.5 milhões de pessoas estão aptas ao voto. Apenas na região de Brusque, Guabiruba e Botuverá são cerca de 115 mil eleitores e 16 candidatos com residência nesta microrregião estão entre os concorrentes que disputam o voto do eleitorado. São 9 pleiteantes ao cargo de Deputado Estadual e outros 7 à Câmara Federal. Por isso, o Jornal EsporteSC, como já é de praxe às vésperas das eleições, produziu uma edição especial em sua versão impressa desta sexta-feira (30). Todas as reportagens com os candidatos você pode conferir também, a partir de agora, em nosso portal. O último dos candidatos a Deputado Estadual é Yordan Gums, do Partido Novo. Confira abaixo a entrevista.
Ficha do candidato
Nome completo: Yordan Gums
Idade: 26 anos
Escolaridade: Superior completo – Bacharel em Relações Internacionais
Naturalidade: Brusque
Estado civil: Solteiro
Partido: Novo
Nome na urna: Yordan Gums – 30789
Já ocupou cargo público?
Dentro da política, nunca assumi nenhum cargo ligado a administração pública, assim como nunca participei em eleições como candidato, sou filiado ao partido NOVO desde 2018, e tive a oportunidade de ser Líder do Núcleo do Novo em Brusque durante os anos de 2020 e 2021.
Principal proposta como candidato?
Não respondeu.
Em relação ao esporte: Qual ligação do candidato com o esporte?
Gosto de dizer que sou um entusiasta do esporte, pratico diversas modalidades, disputando diversos campeonatos e nossos Jogos Comunitários, até levando o ouro no lançamento de dardo. Falo isso pois sei da importância do esporte para a saúde, socialização e qualidade de vida, e a importância do esporte na infância e adolescência.
O que pensa sobre? Tem alguma proposta para a área, caso eleito?
Facilitação do credenciamento de empresas em leis de incentivo ao esporte, transformando partes dos impostos em investimentos diretos na área, sem burocracia desnecessária, assim como viabilizar quadras e equipamentos esportivos de escolas como espaços de lazer durante o período em que não há aulas como no final de semana, além de facilitar a descentralização de recursos estaduais para os municípios, pois a aplicação é mais eficiente quando feita por gestores mais próximos dos cidadãos.
Já fez algo ou desenvolveu alguma atividade relacionado a valorização e/ou desenvolvimento do esporte?
Já tive a oportunidade de colaborar no desenvolvimento de uma escolinha de futsal junto a amigos meus há alguns anos. Acredito que mais projetos podem ser criados ao longo do tempo e, ao Estado, basta a função de criar o ambiente favorável e fornecer o recurso para que esses projetos saiam do papel como citado na resposta anterior.
Para você a política é….
“A arte de construção da sociedade, onde o diálogo entre as partes levará ao próprio desenvolvimento, sendo um espaço participativo pelo qual o cidadão tem a oportunidade de contribuir para a evolução humana, por isso creio ser importante a participação do cidadão nesse processo tão importante que decide o rumo da própria sociedade”.