Neste domingo (2), milhões de catarinenses vão às urnas escolher os seus representantes para o mandato de 2023 a 2026. Somente em Santa Catarina, aproximadamente 5.5 milhões de pessoas estão aptas ao voto. Apenas na região de Brusque, Guabiruba e Botuverá são cerca de 115 mil eleitores e 16 candidatos com residência nesta microrregião estão entre os concorrentes que disputam o voto do eleitorado. São 9 pleiteantes ao cargo de Deputado Estadual e outros 7 à Câmara Federal. Por isso, o Jornal EsporteSC, como já é de praxe às vésperas das eleições, produziu uma edição especial em sua versão impressa desta sexta-feira (30). Todas as reportagens com os candidatos você pode conferir também, a partir de agora, em nosso portal. O sexto deles é Shirlene Cecato, candidata a Deputado Estadual pelo Solidariedade. Confira abaixo a entrevista.
Ficha do candidato
Nome completo: Shirlene Cecatto
Idade: 35 anos
Escolaridade: Superior completo
Naturalidade: BRUSQUE
Formação: Prós-graduada
Status civil: Divorciada
Partido: Solidariedade
Nome e número na urna: Shirlene Cecatto – 77355
Já ocupou cargo público?
Nunca ocupei nenhum cargo público. Apesar de ficar como quinta suplente do partido em 2016.
Principal proposta como candidata?
Diminuir a carga tributária e taxas abusivas que acabam com o bolso e economia do Catarinense. Garantir mais direitos e igualdade sociais para as mulheres. Cortar IPVA pela metade. Garantir e resgatar direitos. E excluir leis desnecessárias. Trazer recursos para entidades sem fins lucrativos. Enxugar a máquina pública. Apoiar na geração de emprego.
Em relação ao esporte: Qual ligação da candidata com o esporte?
Desde criança acompanhei o esporte e também já joguei muito futebol, handebol. Conheço muitas meninas e meninos que praticam o futebol. E outras modalidades.
O que pensa sobre? Tem alguma proposta para a área, caso eleito (a)?
Quero trazer recursos para entidades sem fins lucrativos. Ou seja, associação de moradores. Cada bairro tem uma quadra ou um campo de futebol. Que une a prática de lazer e esporte. Muitos bairros precisam de melhoria no esporte. O esporte movimenta o fluxo de pessoas e uni as pessoas através da prática. Além de trazer benefícios à saúde física e mental. Quero também trazer recursos através das associações de moradores e de esportes. Incentivar atletas que precisam de patrocínio.
Já fez algo ou desenvolveu alguma atividade relacionado a valorização e/ou desenvolvimento do esporte?
Sim. Montei um time de futebol feminino, São Cristóvão. Tínhamos treino e tudo. Já disputei jogos em Itajaí e em Balneário, São João Batista, Canelinha, Brusque e Joinville. Joguei no ABS Brusque e já disputei os Jogos Comunitários. Recebi em 2012 uma convocação para o time São Bernardo do Campo. Mas acabei não indo devido alguns imprevistos que aconteceram. Meu pai também foi um cara que incentivou muito o esporte. Ele tinha um campo de futebol e time, São Cristóvão Futebol Clube. Ambos corinthiano.
Para você a política é….?
“Muito importante! Acredito que através da política que se constrói um futuro melhor. E se muda a vida das pessoas. Uma política consciente com respeito aos direitos e o dinheiro do cidadão. Com representatividade e conhecendo os problemas de perto. E priorizando o ser humano e sua qualidade de vida. Devemos mudar o sistema político e acabar com velhas práticas que destroem com a máquina pública e a sociedade. Devemos lutar por políticas que resgatem o futuro e qualidade de vida dos Catarinenses”.