Home Corrida Emoção e desafio marcam a primeira Fibra Fisio Marathon

Emoção e desafio marcam a primeira Fibra Fisio Marathon

Evento entrou para a história como a primeira maratona do país após o início da pandemia da covid-19

por esportesc
0

Em um domingo (29) marcado pela emoção e repleto de desafios, cerca de 300 atletas de Brusque e de oito estados brasileiros participaram da primeira Fibra Fisio Marathon. O evento entrou para a história como a primeira maratona do país após o início da pandemia do covid-19. Além da prova de 42k, também foram realizados os percursos de 5, 10, e 21 quilômetros.

>> GALERIA – Clique aqui e veja as principais imagens do evento

A saída do primeiro pelotão ocorreu por volta das 6h da manhã, em frente à Fibra Fisio e contou com um personagem de destaque, o maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, medalhista olímpico em Atenas 2004. “Estou muito feliz por estar aqui. Primeira vez na cidade, e em um momento bastante oportuno, pois hoje é o dia da comemoração da minha medalha olímpica de 2004”, relembrou.

Medalhista olímpico em Atenas 2004, Vanderlei Cordeiro de Lima foi uma das grandes atrações do evento – Fotos: Sidney Silva/EsporteSC

Prova marcada pela emoção
A prova foi repleta de emoção, já que muitos atletas aguardavam ansiosos pelo reinício das corridas de rua. Com isso, às lágrimas foram constantes a cada chegada ao pódio rodeada de superação. Um dos momentos mais marcantes foi a chegada da prova de 42k, a principal do evento. Marcio Pasqualini e Joel Rodrigues chegaram abraçados, num sinal de companheirismo e respeito mesmo em meio à disputa do primeiro lugar. Pasqualini, que é natural de Guabiruba, chegou em primeiro, com o tempo de 2h48min25s. Rodrigues chegou logo na sequência, com o tempo de 2h48min30s.

Entre as mulheres, quem levou a melhor foi a paranaense Ana Mara de Campos Scartezini. A londrinense pela primeira vez participou de uma maratona e logo de cara conquistou o primeiro lugar da prova mais disputada. Muito emocionada, ela foi às lágrimas após finalizar o trajeto em 3h21min47s, quase 15 minutos à frente da segunda colocada, a brusquense Elizete de Souza Geanesini Félix, que fez o trajeto em 3h36min17s. “Quero agradecer a todo pessoal de Brusque. A prova foi sensacional e o percurso muito bom. É uma sensação muito boa. Algo muito gratificante, na primeira maratona e já chegar em primeiro lugar, só tenho a agradecer a todo mundo que torce por mim”, comemorou Ana, que iniciou na corrida há cinco anos.

Desafio superado
Co-organizador do evento ao lado da Fibra Fisio, Felipe Ristow, representante do Grupo de Corrida do Bay comemorou duplamente a chegada. Ele foi muito festejado ao completar a prova de 42k e também caiu em lágrimas ao lado de atletas da equipe. “Desde que voltei à Educação Física, sempre tive o sonho de deixar a corrida de rua, que é um esporte que amo, muito forte aqui em Brusque. No ano passado, comecei a treinar 12 pessoas para completar uma maratona, e não havia provas, todas foram canceladas. E eu tinha que entregar esse sonho para essas pessoas”, comentou, entre lágrimas.

Hang presente
O empresário Luciano Hang também marcou presença na maratona. O dono da Havan destacou a felicidade em promover mais um evento de magnitude nacional em Brusque. “Estou muito feliz. Estou tão feliz quanto os atletas que estavam ansiosos para participar de uma maratona. Sinceramente, vendo a alegria dos atletas, penso que isso reflete os brasileiros, e o povo e espírito da nossa cidade. Espero que seja a primeira de muitas maratonas em Brusque”, comentou ele, que já anunciou antecipadamente a realização da segunda edição para o ano que vem.

Sempre muito assediado, Luciano Hang marcou presença no evento e já garantiu a realização da segunda edição da maratona no ano que vem

Prefeito comenta sucesso do evento
Representantes da Prefeitura de Brusque também estiveram presentes na maratona. O poder público municipal deu suporte para todo o evento, com mobilização de diversas pastas, com destaque para Setram e GTB, responsáveis por toda a organização do Trânsito, e também a Fundação Municipal de Esporte, Diretoria de Turismo e a Secretaria de Saúde, que ficou responsável pelos protocolos de segurança em razão da pandemia da covid-19.

O prefeito Ari Vequi ressaltou a essência do esporte dentro da cultura de Brusque e disse que é motivo de orgulho para a cidade promover pela primeira vez uma maratona. “Já falei com o Luciano e com a Fibra para fazermos um calendário de maratonas dentro da nossa cidade. A Beira Rio é muito bonita para a prática de esporte, em especial a corrida. Acredito que consolidando essa maratona é uma forma de divulgarmos também a cidade”, disse ele.

O diretor-geral de Turismo, Ivan Jasper, comentou que é um momento de muita felicidade. Ele destacou que o evento simboliza muito mais do que a corrida propriamente em si, pois envolve saúde e bem-estar. “Mais do que isso são todos esses atletas que Brusque está recebendo, que estão ocupando nossos hotéis, conhecendo nossa gastronomia. Isso movimenta muito a economia da cidade e divulgação da nossa cultura, tanto é que contamos também com a participação da realeza da nossa Fenarreco”, lembrou Jasper.

Edson Garcia, diretor-geral da FME, afirmou que o evento retrata a retomada do esporte na cidade. “Em meio à pandemia, podermos receber um evento dessa grandeza em Brusque é muito importante. Creio que é um pontapé iniciou para o retorno das atividades. Por isso é uma felicidade enorme. A FME já planeja o retorno das atividades e o evento engrandece esse planejamento. Ficamos felizes de participar desse momento”.

Sócio da Fibra celebram organização

Sócios da Fibra Fisio, Daiane Paza e Leonardo Hang celebraram o sucesso do evento. Ambos lembraram que a concretização da maratona é a realização de um sonho que já havia surgido ainda antes da inauguração do centro de saúde. “Estou muito emocionada. É uma sensação muito legal, que não tinha ideia. Feliz por esse dia histórico pra cidade”, comentou Daiane. “Para mim também é um orgulho, eu também não tinha ideia do tamanho que essa prova iria ter. Chegar aqui de manhã, ver o pessoal aquecendo, animado e todo mundo feliz com algo que pudemos organizar é algo sem palavras, muito emocionante”, finalizou Léo.

Veja abaixo a classificação geral, com os 5 primeiros colocados por categoria.

-5km feminino

1º lugar: Manuela Nascimento Schaefer

2º lugar: Mariza de Fatima Vicentini

3º lugar: Evelise Hort Rodrigues

4º lugar: Jaqueline Aparecida Pereira Flores

5º lugar: Jaqueline Eger Fischer

-5km masculino

1º lugar: Caique Kelvin Mariano Gonçalves

2º lugar: Thiago Zen

3º lugar: Jonas Schurhaus

4º lugar: Ralph Stolt

5º lugar: Alessandre Bueno Gusso

-10km feminino

1º lugar: Elenice da Silva Rodrigues

2º lugar: Thalita Bento Alves

3º lugar: Deise Vorgerau

4º lugar: Grasiela Cognacco

5º lugar: Phamela Cristina Hinhel

-10km masculino

1º lugar: Tiago Mendes Cardoso

2º lugar: Helio Francisco de Oliveira

3º lugar: Thiago Cristian Alves de Melo

4º lugar: Cristiano do Nascimento

5º lugar: Leonardo Castilhos Telles

-21km feminino:

1º lugar: Maria Aparecida Fereira da Silva

2º lugar: Clarice Schmitz Kuhns

3º lugar: Gleisiane de Sousa Moreira

4º lugar: Romi Cristofolini Guedes

5º lugar: Fernanda Carvalho Ferreira

-21km masculino:

1º lugar: Lucas José Petsa

2º lugar: Nilson Rodrigo de Jesus da Rocha

3º lugar: Daniel Rodrigo Maluf

4º lugar: Silvio Schlichiting

5º lugar: Emilio Almeida de Moraes

-42km feminino:

1º lugar: Ana Mara de Campos Scartezini

2º lugar: Elizete de Souza Geanesine Féliz

3º lugar: Angelica Bonomini

4º lugar: Viviane Melissa Portella Lang

5º lugar: Alessandra Trevisan

-42km masculino:

1º lugar: Márcio Pasqualini

2º lugar: Joel Rodrigues

3º lugar: Wilian de Moraes Cardoso

4º lugar: José Eduardo Mota Garcia

5º lugar: Everton Renato Ceccao