Home Artes Marciais Europeu de Jiu Jitsu 2016

Europeu de Jiu Jitsu 2016

Foram destaques na competição o atleta Rodrigo Moresco da Silva (Coelho), vice-campeão na faixa-preta, categoria leve (Nova União/Move) e Marcelo Paulo Tomazoni, campeão faixa azul, categoria pena (Nova União/Team Telles/Unifight). O campeonato Europeu é um dos maiores eventos da arte suave e reúne os melhores e mais bem preparados atletas do planeta.

por Sidney Silva
0

A cidade de Brusque pôde comemorar dois grandes resultados no campeonato Europeu de Jiu Jitsu, realizado de 20 a 24 de janeiro na cidade de Lisboa, em Portugal.

Foram destaques na competição o atleta Rodrigo Moresco da Silva (Coelho), vice-campeão na faixa-preta, categoria leve (Nova União/Move) e Marcelo Paulo Tomazoni, campeão faixa azul, categoria pena (Nova União/Team Telles/Unifight). O campeonato Europeu é um dos maiores eventos da arte suave e reúne os melhores e mais bem preparados atletas do planeta.

Como destaque, apresentamos uma entrevista exclusiva com o vice-campeão europeu Rodrigo Moresco da Silva, mais conhecido como Coelho. Quando falei com ele pelas redes sociais, ele ainda estava na Europa, com seu merecido descanso, após o expressivo resultado. Atleta brusquense, calmo e de humildade singular, é exemplo aos faixas-pretas mais antigos, aos seus alunos e aos menos graduados.

Segue a entrevista:

Qual a sensação de disputar o campeonato Europeu de Jiu Jitsu, uma das maiores competições da atualidade? Realmente foi um sonho realizado, sair do ambiente nacional e disputar essa competição de proporção mundial com adversários de diferentes países.


Qual foi a luta mais dura que venceu? 

Foi a terceira luta, que quem vencesse iria para a semifinal, e estaria com o pódio garantido. Lutei contra um lutador de descendência árabe. E a luta foi disputada segundo a segundo até o fim.


Qual a sua especialidade no Jiu Jitsu, ou se sente confortável passando ou como guardeiro?
 
Me sinto confortável por baixo e por cima.


Qual a finalização que mais gosta de fazer?

Arm Lock.


Quem é seu mestre, e como se preparou para o campeonato?
 
Considero meus mestres: o professor Alisson Zanon (Billi), e o professor Valter Gomes (que me formou faixa-preta). Minha preparação começou forte uns 45 a 50 dias antes da competição, tive que fazer dieta e perder 7 kg. E estava fazendo de 8 a 10 treinos por semana. Fora alguns exercícios funcionais.


Quais os grandes nomes do Jiu Jitsu atual que encontrou no Europeu  2016?

André Marola (Nova União), irmãos Myao, meu adversário da final Cícero Costha, Rômulo Barral, Márcio André, Bruno Frazato, dentre outros…


Como foi enfrentar uma lenda do esporte, Cícero Costha, treinador dos irmãos Myao e do Leandro Lo?
Isso foi muito positivo. Estava torcendo para não cair na mesma chave que ele. Até porque sabia que para mim seria muito difícil. Então lutei com ele na final que foi o momento ideal. O cara é muito bom, jiu jitsu afiadíssimo. Mas percebi uma coisa, é possível derrotá-lo. Então, quem sabe em uma próxima. Mas foi uma grande honra para mim poder fazer essa final com essa lenda do esporte…


Procura seguir o estilo ou se inspira em algum lutador?
Me inspiro em alguns lutadores. Mas o estilo de luta procuro moldar um formato para mim, minha pretensão é possuir um jogo singular.


Quais os ensinamentos que ficam desta competição
?
Estratégia é muito importante, principalmente quando o seu condicionamento não está 100%. Lutei todas as lutas dosando minha energia para o combate seguinte.

Qual o recado que deixa para os que estão começando agora?
Jiu jitsu deve se tornar parte integrante da sua vida. Deve te dar prazer e uma melhor qualidade de vida, tornar você uma pessoa mais confiante e de bom caráter. A competição será apenas uma consequência.

“Coloque o jiu jitsu na sua vida, e posso garantir que neste caminho encontrarás tudo que precisas”. (vice-campeão europeu faixa preta, Rodrigo Moresco – Coelho).

Com certeza Coelho, acreditamos no seu potencial, que seu exemplo seja transpassado aos demais e não há dúvidas que podes vencer Cícero Costha. Oss