Home Ciclismo Felipe dos Passos – Um grande talento do nosso ciclismo brusquense

Felipe dos Passos – Um grande talento do nosso ciclismo brusquense

Felipe dos Passos foi descoberto pela equipe de ciclismo da Brucicle, no ano de 2007, durante a sua participação no 1º Campeonato de Ciclismo Escolar realizado em Brusque, o qual ele sagrou-se Campeão em sua categoria.

por Redação
0

Hoje vou falar um pouco da história deste jovem ciclista brusquense chamado Felipe dos Passos. Foi descoberto pela equipe de ciclismo da Brucicle, no ano de 2007, durante a sua participação no 1º Campeonato de Ciclismo Escolar realizado em Brusque, o qual ele sagrou-se campeão em sua categoria. Convidado a fazer parte da equipe de rendimento, aceitou imediatamente, deixando de lado a sua dedicação pela modalidade de natação. 

Com um ótimo potencial físico, as primeiras conquistas não demoraram a chegar. Começou a disputar o Campeonato Catarinense na Categoria Infanto-Juvenil no ano seguinte, 2008, onde as primeiras medalhas foram conquistadas. Em 2009 conquistou a sua primeira medalha em Campeonatos Brasilerios, ficando com o bronze na Prova de Contrarrelógio na cidade de Cerquilho(SP).

Em 2011, novamente na prova de Contrarrelógio, Felipe conquistou a medalha de prata na cidade de Maringá(PR). Em 2012, um pneu furado tirou o sonho da medalha dourada. Felipe vinha com o melhor tempo da prova, quando o seu pneu da roda traseira furou numa descida, devido a uma pedra na pista. O tempo perdido com a troca da roda fez com que, infelizmente, a medalha de ouro fosse parar nas mãos do ciclista da equipe de Iracemápolis(SP), Douglas Fernando. 

Mas a grande conquista do Felipe estava por vir. Entre o ano de 2011 e 2012, Felipe dos Passos teve um problema muito sério de saúde. Logo após um treino realizado, Felipe sentiu-se mal em sua residência. A sua mãe o levou imediatamente para o hospital e a partir deste momento, iniciou-se a sua maior competição. A luta pela VIDA. A situação comoveu à todos, afinal Felipe era saudável, jovem, atleta. Como poderia acontecer um grave problema de saúde com ele ? Vários exames começaram a serem feitos até que o diagnóstico correto foi divulgado. Tratava-se de um Angioma Cavernoso. Uma doença relativamente rara e que, no início, havia sido diagnosticada como um tumor. 

Durante alguns dias, Felipe permaneceu inconsciente, deixando todos os seus familiares e muitos amigos assustados e preocupados. Seus pais, Renato e Dorita, procuravam informações para decidir qual a coisa mais certa a ser feita, pois uma cirurgia seria necessária. Chegaram a uma decisão. Operá-lo em Curitiba com um médico reconhecido mundialmente. O médido escolhido conseguiu passar a confiança necessária aos seus pais, informando com muita clareza qual era o real problema do Felipe, e que a cirurgia seria um sucesso. E se confirmou a previsão médica. A cirurgia foi um sucesso e em poucos dias Felipe já estava em sua casa novamente. 

Mas toda esta situação, desde o início do problema até o sucesso da cirurgia, aproximadamente 45 dias se passaram. Ele emagreceu muito, perdendo bastante massa muscular. Mas estava curado. Agora era recuperar. E desafios nunca foram problemas para este campeão. Com menos de 6 meses após a cirurgia, Felipe estava novamente disputando um Campeonato Brasileiro. A sua recuperação foi tamanha que novamente Felipe conseguia competir em alto nível. A medalha de bronze escapou por milésimos neste ano de 2013. 

A partir do ano 2014, Felipe não iria mais disputar campeonatos nas categorias de base. A sua nova categoria passou a ser a Sub-23 a nível nacional e a Elite no Campeonato Estadual. Com extrema dedicação, logo no seu primeiro ano na principal categoria do ciclismo, Felipe dos Passos sagrou-se CAMPEÃO do Ranking Catarinense na Categoria Elite. Um prêmio por todos os anos de esforço e comprometimento para com o ciclismo. Mas Felipe não se acomodou com esta conquista. Queria mais. Em 2015 conquistou o bicampeonato do Ranking Catarinense na Categoria Elite, deixando o seu nome marcado na história do ciclismo de Santa Catarina. 

Este seu desempenho fez com que a Confederação Brasileira de Ciclismo o convocasse para defender as cores do Brasil na Internacional Vuelta a Maule, no Chile. Mais um sonho realizado na carreira deste grande ciclista brusquense. A convocação para a seleção brasileira veio coroar todas as suas conquistas.

Este ano de 2016, o pelotão do ciclismo catarinense vai sentir falta de sua principal estrela. O bicampeão catarinense não estará mais competindo. Por uma escolha pessoal, Felipe fez a sua opção de vida. Dedicar-se integralmente aos estudos. Universitário do curso de Farmácia, pretende seguir os passos de seu pai, Renato dos Passos, formando-se para administrar a empresa de sua família, a Farmácia Dorita. O ciclismo não será mais o mesmo sem a presença alegre do Felipe, que contagiava todo o pelotão. Mas nossa torcida continuará com ele, para que mais uma vez ele consiga alcançar os seus objetivos.

Parabéns Felipe dos Passos. Sucesso nesta sua nova empreitada, e quem sabe, após a sua formatura, com um pouco mais de tempo disponível, você não possa voltar a fazer parte da equipe de ciclismo de Brusque. As portas sempre estarão abertas para você. Tenho muito orgulho de ter feito parte de sua vida neste esporte das duas rodas.