O handebol de Itajaí, por meio da Associação Desportiva Itajaiense (ADI) e Associação Cultural esportiva Univali (ACEU), é uma das modalidades mais consolidadas do município. Isso tudo é fruto de muito trabalho e persistência de pessoas que são apaixonadas pelo esporte como um todo.
Uma dessas pessoas, responsáveis pela evolução da modalidade na cidade peixeira, é Cláudia Monteiro do Nascimento, 52 anos, gaúcha de Santa Maria. Ela veio para Itajaí aos 19 anos justamente para jogar a modalidade. Cláudia formou-se em Educação Física e rompeu a hegemonia masculina. Se tornou treinadora, administradora e fez o handebol itajaiense superar fronteiras.
>>Leia mais sobre a história de Cláudia no handebol itajaiense:
Hoje, com a função de auxiliar técnica, Cláudia está à frente do esporte na cidade além de cuidar do planejamento e fazer projetos para a área em conjunto com Drean Dutra, 55 anos, atual técnico do handebol de Itajaí.
Cláudia reconhece o trabalho de toda a equipe e comenta sobre sua função em meio a modalidade, além das atividades em quadra. “O handebol itajaiense graças a Deus tem uma excelente equipe e, como todo grupo de trabalho precisa de alguém para estar na administração, eu estou fazendo essa parte. Além de auxiliar técnica, cuido também da parte burocrática”, ressalta Cláudia Monteiro.
O handebol de Itajaí
Mesmo com a pandemia, o handebol de Itajaí colheu bons frutos no último ano. Em dezembro, a equipe ficou em 5° lugar na Liga Nacional de Handebol. Já no ano de 2019, a equipe itajaiense se consagrou campeão brasileira na categoria juvenil masculino.
Com o Colégio São José, o handebol itajaiense foi campeão dos jogos estudantis brasileiros em 2007, bicampeão em 2009 e tricampeão em 2011.
Novas expectativas
Para o ano de 2021, as expectativas do handebol itajaiense são ainda melhores do que as dos anos anteriores. Além de dar início a novos projetos, o objetivo é manter o bom rendimento e continuar participando das grandes competições, como a Liga Nacional.
Por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, as associações da modalidade conseguiram verbas para investir ainda mais nesta modalidade promissora do município de Itajaí.
Com o investimento adquirido, foi possível dar início ao projeto “Handebol de base: O futuro do Brasil II”. A iniciativa foi aprovada no ano de 2019 e com o intuito de iniciar no ano de 2020, mas devido à pandemia de Covid-19 precisou ser postergado.
Os polos deram início no dia 15 de fevereiro, porém em virtude do avanço da pandemia no município, as atividades foram paralisadas. A duração de cada polo está prevista para o período de seis meses, podendo ser expandido.
O projeto será divido em quatro polos educacionais, com 25 alunos em cada polo. As atividades serão realizadas em diferentes escolas do município de Itajaí, como: Paulo Bauer, Avelino Werner, Gabriel Colares e Univali. Cada polo oferecerá uniformes e materiais para todos os alunos participantes. Além de descobrir novos talentos, a iniciativa tem o objetivo de formar cidadãos no município de Itajaí.