Continuando a explanação dos objetivos de uma boa alimentação dos atletas, hoje, discorrerei sobre a importância da periodização alimentar no ano esportivo.
O ano esportivo apresenta diversas fases. O período preparatório (pré-temporada), período competitivo e período transitório.
Mesmo nestas fases existem períodos de maior número de competições e consequentemente maior necessidade de treinamentos específicos de maior ou menor intensidade.
As alterações fisiológicas que os atletas sofrem durante a carga de treinamento/competição leva o atleta a beira da saúde/doença se não houver uma reposição adequada dos nutrientes e energia consumida durante a as atividades.
Neste contexto de variabilidade de treinos, competições e períodos de repouso que o planejamento alimentar precisa se adequar também tendo um planejamento de mais ou menos nutrientes para compensar o gasto energético sem se descuidar da perda da composição corporal ideal para aquele atleta e modalidade esportiva.
É costumaz os atletas ganharem peso e perder a composição corporal ideal durante as férias ou nos períodos transitórios (descanso) por conta de não haver um controle ou planejamento alimentar para este período. Este ganho ponderal fará com que a pré-temporada não seja a melhor e isto poderá se refletir num desempenho abaixo do possível no período competitivo.
Todas estas considerações mostram a importância do planejamento alimentar tanto durante todo o ano mesmo durante as férias.
Sobre o colunista
Especialista em Cirurgia do Joelho em Lyon/França e Médico de Equipe pelo Futbol Club Barcelona, Volnei Corrêa da Silva tem 51 anos e é natural de Ibirubá (RS). Desde 1997 mora em Lages. Atualmente é médico do Leoas da Serra, time de Futsal Feminino de Lages, e também médico da Seleção Brasileira de Futsal Feminino. Professor do curso de Medicina na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), Volnei também atua na CLINITRAUMA Ortopedia e Traumatologia, em Lages.