Mesmo depois de quase dois anos atípicos e sem competições por conta da pandemia da Covi-19, o município de Itajaí não se abalou e segue deixando sua marca na edição 60º dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) de 2021. Ao todo, 290 atletas distribuídos em 27 equipes representam o “Time Itajaí” na competição que teve início no último sábado (20) e segue até próximo domingo (28), na cidade de São José. Os atletas itajaienses representam a Fundação Municipal de Esporte e Lazer (FMEL).
>>Leia também: Mais de 200 atletas vão representar Itajaí nos Jogos Abertos
No quadro parcial de pontos, o município de Itajaí ocupa a segunda colocação com 73 pontos. Em primeiro lugar está São José com 90 e, em terceiro, Blumenau com 72.
Confira o quadro parcial de pontos:
Natação
Na natação, como de costume, o município fez bonito na competição e trouxe para a cidade do troféu de campeão no naipe masculino e terminou a modalidade com 192 pontos, seguido de Florianópolis (118) e Tubarão (92).
As disputas da modalidade começaram na última quinta-feira (18) e encerraram na sexta(19), na piscina do Clube Doze de Agosto, em Florianópolis.
Ginástica Artística
Assim como na natação, Itajaí também subiu ao pódio para levantar o troféu de campeão geral da modalidade de ginástica artística, no naipe masculino. Com o primeiro lugar, o time do Vale chegou aos 193,300 pontos. Com o segundo lugar ficou Blumenau, com 186,200 pontos e, completou o pódio, a cidade de Balneário Camboriú, com 182,100 pontos.
A modalidade foi representada pelos técnicos Marcelo Coelho e Arthur Marcos da Silva, além dos atletas Robert Ribeiro, Tomaz Siqueira, Rodrigo Marcos da Silva, Ramon Santana, Alexandre Testolin e Douglas Oliveira.
Já nas disputas individuais, Robert Ribeiro se sagrou campeão da competição. Ao todo foram seis medalhas, sendo cinco de ouro e um de prata. O segundo e terceiro lugar também ficaram com Itajaí. O ginasta Tomaz Siqueira foi vice-campeão com três medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze. Completando o pódio, Rodrigo Marcos da Silva conquistou uma medalha de ouro e duas de bronze.
Triathlon
A modalidade de Triathlon movimentou os Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) na manhã do último domingo (21). A competição ocorreu na Arena Multiuso e na Beira-Mar de São José. Neste ano, a modalidade não contou com as disputas de natação. Em virtude disso, a prova começou com uma corrida de 2,5km, seguida de 20km de ciclismo e finalizou com 5km de corrida.
Nas disputas por equipes, no naipe masculino, Itajaí ficou com o título após chegar a marca dos 156 pontos. Com o segundo lugar, ficou com Balneário Camboriú, com 144 pontos e São José, com 93 pontos, completou o pódio. Já no feminino, o campeão foi Balneário Camboriú, com 111 pontos. Na segunda posição ficou São José com 105 pontos e na terceira Itajaí com 90 pontos.
Individual
As disputas começaram com o o naipe masculino masculino e, a primeira corrida, finalizou equilibrada, com vários atletas chegando juntos na transição. Porém, no ciclismo, o atleta Igor Fonseca Amorelli, de Itajaí, disparou e construiu uma boa vantagem. A distância garantiu a ele uma tranquilidade para o último trecho de corrida. Igor venceu com um tempo de 49m32s. A segunda posição ficou com Gabriel da Silva Klein, de Balneário Camboriú, que concluiu a prova em 49m41s. Diogo Sclebin Costa Martins, de Itajaí, foi o terceiro colocado com o tempo de 50m02s.
Se no masculino a primeira parte da prova foi equilibrada, no feminino foi diferente. Desde o início a atleta Djenyfer Arnold, de São José, liderou a prova. A triatleta já terminou a primeira corrida com boa vantagem e só aumentou a distância no ciclismo. Com a grande sobra, foi preciso apenas administrar nos últimos 5km para vencer com um tempo de 53m32s. A segunda colocação ficou com Bruna Azevedo Stolf, de Balneário Camboriú, com o tempo de 57m17s. Também de Balneário Camboriú, Pâmela Nascimento de Oliveira foi a terceira colocada, terminando a prova em 57m42s.
Balneário Camboriú e Itajaí levam competições por equipesNas competições por equipes, deu Itajaí no masculino, com 156 pontos, seguido por Balneário Camboriú, com 144 pontos e São José, com 93 pontos.
No feminino o título ficou com Balneário Camboriú, com 111 pontos. Na segunda posição ficou São José com 105 pontos e na terceira posição ficou Itajaí com 90 pontos.Nas competições por equipes, deu Itajaí no masculino, com 156 pontos, seguido por Balneário Camboriú, com 144 pontos e São José, com 93 pontos.
No feminino o título ficou com Balneário Camboriú, com 111 pontos. Na segunda posição ficou São José com 105 pontos e na terceira posição ficou Itajaí com 90 pontos.
Fotos: FMEL/Divulgação