O município de Itajaí terá três representantes da Fundação Municipal de Esportes (FMEL/Roda Solta) na modalidade de salto em altura dos Jogos Paralímpicos de Tóquio. Os paratletas Flávio Reitz (T42) e Paulo Guerra (T47) vão participar da competição no Japão em conjunto com o técnico Sidney Reinhold que também foi convocado para representar o Brasil. A convocação ocorreu por meio do anúncio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) na tarde da última terça-feira (06).
“O nosso trabalho na cidade sempre teve o objetivo de colocar mais atletas na Paraolimpíada. No início do projeto era um sonho, mas com o auxílio de muitas pessoas isso foi transformado em realidade e depois de muita expectativa fomos coroados com essas três convocações”, comemora o técnico da FMEL, Sidney Reinhold.
A delegação brasileira será composta por 253 atletas, a maior missão nacional paralímpica em um evento fora do país. “Vou para a minha terceira Paraolimpíada consecutiva e meu melhor resultado foi o quinto lugar em Londres no ano de 2012. A expectativa agora é melhorar a minha marca pessoal de 1,80 metro e com isso brigar por pódio”, explica o paratleta Flávio Reitz.
Antes da convocação, Reitz, Guerra e o técnico Sidney Reinhold participaram, no mês passado, da segunda fase da seletiva para a competição, em São Paulo. Os treinamentos foram destinados a paratletas convidados e 94 brasileiros disputaram 54 vagas para o atletismo na Paraolimpíada.
“Treino há cinco anos e disputar a Paraolimpíada é uma grande conquista, mas meu objetivo é melhorar o meu recorde no ranking mundial, que atualmente é a sexta melhor marca com 1,94 metros. Sigo para o Japão confiante em brigar por medalha”, explica Paulo Guerra.
A cerimônia de abertura na capital japonesa está marcada para o dia 24 de agosto. “É importante ressaltar que esta conquista foi possível com a criação da diretoria de paradesporto na Fundação Municipal de Esporte e Lazer em 2019. Várias modalidades são fomentadas para as pessoas com deficiência e da terceira idade a partir desta diretoria” ressalta o diretor executivo da FMEL, Everton da Veiga.
Na tarde da última quarta (07), os três convocados, dirigentes da FMEL e o presidente da Câmara de Vereadores de Itajaí, Marcelo Werner foram recebidos no gabinete pelo prefeito Volnei Morastoni.
Foto: Divulgação