Home Artes Marciais Jiu-jitsu Feminino em Brusque – Parte 2

Jiu-jitsu Feminino em Brusque – Parte 2

Continuando a saga do Jiu-jitsu Feminino em Brusque, recebemos a contribuição do faixa roxa da Nova União, Leoberto de Souza Junior, mais conhecido por todos como Fumaça.

por Redação
0

Continuando a saga do Jiu-jitsu Feminino em Brusque, recebemos a contribuição do faixa roxa da Nova União, Leoberto de Souza Junior, mais conhecido por todos como Fumaça. “Lembro das meninas que treinavam na Tatakai comigo em 1999/2000”.

Naquela época, Fumaça lembra que treinou com as prováveis precursoras do Jiu-jitsu Feminino em Brusque: Saionara de Freitas, Tais Erbs, Renata Rugitsky Zucco e Tais Matiolli.

Na primeira foto, temos Saionara de camiseta branca e Taís Matiolli de camiseta preta. Na segunda foto, temos novamente a Saionara de Freitas.

Na terceira foto, no tempo em que treinavam na academia Fit na avenida Otto Renaux. Todos sob o comando do Mestre Valter Gomes, que na época ainda era faixa marrom.

Também recebi uma grande contribuição do Mestre Valter Gomes com várias fotos de mulheres que aderiram à arte suave, trazendo a filosofia para a sua vida, ou indo mais além disputando campeonatos e vencendo preconceitos. É uma acervo bem interessante de imagens que ficarão para a história do nosso jiu-jitsu.

Segundo informações, muitas chegaram à faixa azul, mas nenhuma chegou a alcançar a faixa roxa na arte suave. 

São contribuições como esta que engrandecem nossa história dentro do esporte brusquense. As histórias escritas são fascinantes, mas os registros fotográficos, que não eram comum na época, trazem uma nostalgia ímpar.

Aguardo novas contribuições dos leitores (contato: [email protected]) e agradeço a disponibilidade dos nossos amigos Fumaça e Valter Gomes.