Home Artes Marciais Jiu Jitsu: O que um Faixa Roxa deve saber?

Jiu Jitsu: O que um Faixa Roxa deve saber?

No Jiu-jitsu adulto, temos relativamente poucas faixas em comparação com as outras artes marciais.…

por Redação
0

No Jiu-jitsu adulto, temos relativamente poucas faixas em comparação com as outras artes marciais. A faixa roxa soa em nível intermediário: você não é mais um iniciante, mas também tem um longo caminho a percorrer pela arte suave.

Quem chega na faixa roxa tem uma probabilidade menor de desistir, você tem familiaridade com o jiu-jitsu. Deve ter uma grande noção do seu papel: primeiro de aprendizado e respeito ao seu Mestre e em segundo plano, o caráter de auxiliar os menos graduados e corrigi-los, quando necessário.

Tem um forte papel de motivação perante aos demais alunos, deve começar a utilizar mais a técnica do que somente a força bruta; nesse patamar, já pode ser instrutor auxiliar. É uma faixa extremamente desafiadora; a faixa-preta ainda está longe, porém nem tanto. Precisa começar a desenvolver um jogo sólido em alguma área, ser considerado um passador ou um guardeiro. Precisa se aprofundar nos ensinamentos da guarda De La Riva, Aranha e não há necessidade de jogar tão trancado quanto um faixa azul, deixando a guarda mais aberta do que fechada.

Será um grande teste treinar com os faixas marrons e pretas, mas precisa demonstrar que é duro, e mesmo finalizado que não se entrega fácil. A parte de saída de quadril é fundamental; inadmissível um faixa roxa ter um quadril extremamente preso.

Deve querer evoluir e deixar a vaidade de lado, ou seja, em treinos na academia, não voltados para competição deve abrir o jogo e treinar suas defesas em todas as posições, mesmo que venha a ser finalizado ou sofra pontuações.

E por fim, o maior dos requisitos para ser faixa roxa: A HUMILDADE.

Falando em humildade, temos uma história que se encaixa muito bem com o faixa roxa e a humildade.

“Em uma academia que ele treinou, conheceu um cara faixa roxa que era o melhor da academia, pegava todo mundo os faixas azuis, os roxas, os marrons e até alguns pretas, ninguém que parava o cara! Mas, era aquele cara que quando o mestre ensinava uma posição que ele já conhecia, ele não dava bola, debochava e fazia brincadeiras inoportunas.
Um dia, ele achando que estava preparado, chegou para o seu mestre e perguntou:
– “Quando irei ganhar minha faixa marrom?”
O mestre respondeu:
– “Ainda falta muito para isso acontecer”
Com esta resposta o cara ficou indignado, saiu falando pra todo mundo que era o melhor da academia, e que iria provar que estava preparado para a graduação.
Um tempo depois disputou o campeonato Brasileiro onde foi campeão, e alguns meses depois disputou o campeonato mundial onde também foi campeão.
Logo depois que desceu do pódio do mundial e ainda com a medalha de ouro no peito, olhou para seu mestre e novamente perguntou:
– “E agora que eu provei que sou o melhor do mundo na minha faixa, o que está faltando para faixa marrom?”
O mestre respondeu:
– “Agora só falta humildade.”

Que possamos respeitar para ser respeitado. Que possamos ter humildade para sabermos que pouco sabemos. Após os princípios, o treino propriamente dito. Oss