Home Futsal Lages Futsal e o caminho até a decisão da Série Prata

Lages Futsal e o caminho até a decisão da Série Prata

Tropeço na estreia, mudança de treinador, goleadas e campanha vitoriosa até a final

por Lucia Chaves
0

O Lages Futsal percorreu um longo caminho até chegar à decisão da Série Prata da Liga Catarinense de Futsal (LCF). Entre a estreia contra Fraiburgo, em 10 de julho, até a final do campeonato, no reencontro contra o time fraiburguense, marcado para os dias 5 e 12 de dezembro, a equipe teve as defesas de Marcelo e Vini, os gols de Antonio, Gui Santos, Jean Galvani, Pablo e Dudi. A experiência de Marquinhos, Tio Nanas e Alemão. A entrega de Jean Júnior, Gustavo e Isac. A estreia no time profissional de Felipe Vanin, Gustavo Pereira e Murilo. A preparação física e de goleiros de Adriano Fermino e André Bizzi e a estratégia de Esquerda e Juninho Madruga.

O time começou o campeonato com um tropeço na estreia, mas coisas boas estavam por vir. Após a derrota, a equipe não perdeu mais. Na terceira rodada houve a troca de treinador, e depois o time teve que conciliar campeonatos, muitas goleadas e o retorno do público ao ginásio. Por fim, veio uma classificação para a final em grande estilo.

A equipe encerrou a primeira fase da competição com oito vitórias, um empate e apenas uma derrota. Conquistou 25 pontos, dez a mais que a segunda colocada, Caçadorense. O time também teve o segundo melhor ataque e a melhor defesa do campeonato. Esses quatro meses de competição mostraram para a cidade que respira futsal a representatividade dos meninos de Lages para o município.

Estreia com o pé esquerdo

O Lages Futsal iniciou a Série Prata sob o comando do multicampeão e conhecido no futsal feminino, Esquerda. Na partida de estreia, o treinador estava com o Leoas da Serra e não conseguiu estar à beira da quadra com o Lages. O início do time lageano foi com o pé esquerdo. Logo na estreia, 10 de junho, o grupo saiu de quadra derrotado em Fraiburgo por 3 a 2 pela equipe da casa. No jogo, o Lages saiu atrás do placar e até chegou a virar a partida, mas, na segunda etapa, não conseguiu segurar o time friburguense e sofreu a virada.

Segunda rodada e o clássico contra o Atlântico

O que faltou na estreia, sobrou na segunda rodada. Em uma partida marcada por pênaltis, expulsões, golaços e muita emoção, o Lages, com uma atuação impecável, derrotou o rival Atlântico por 8 a 6 e conquistou os primeiros três pontos na competição: os primeiros de muitos.

Mudança no comando da equipe

Em 3 de agosto, Esquerda, por motivos familiares, saiu do Lages Futsal e entregou o bastão para o então auxiliar técnico, Juninho Madruga. Na primeira entrevista como treinador, Juninho disse: “Encaro como a oportunidade da minha vida. Penso que, quando a oportunidade aparece, a gente precisa abraçar”. No caminho do Lages até a final, Juninho esteve no comando da equipe na beira da quadra em nove oportunidade, e está invicto, conquistou oito vitórias e apenas um empate.

Lages vence Caçadorense e assume a liderança da Série Prata

Juninho Madruga estreou com o pé direito como treinador. Pela quarta rodada da competição, o Lages enfrentou a Caçadorense, então líder da Série Prata. A equipe lageana dominou a partida, venceu por 4 a 1 e passou o adversário na tabela, assumindo a liderança do torneio. Liderança que não largou mais. A partida também marcou a despedida de Arthur Dudi do time lageano, o atleta foi anunciado pelo Portimonense de Portugal em julho e passou um período em Lages, enquanto não começava o Campeonato Português.

Arrancada

Após a vitória sobre a Caçadorense, o Lages terminou a primeira fase da competição de forma invicta sob o comando de Juninho. 4 a 1 contra o Coração do Contestado, 4 a 2 sob Campos Novos, 2 a 0 para cima do Fraiburgo, 5 a 3 no clássico contra o Atlântico, 3 a 1 sob a Caçadorense, goleada contra o Coração do Contestado por 7 a 0 e na última rodada um empate em 4 a 4 contra Campos Novos.

Classificação com duas rodadas de antecedência

Na oitava rodada da Série Prata, uma classificação para ninguém colocar defeitos. Vitória fora de casa sobre a vice-líder, Caçadorense, por 3 a 1, diferença de nove pontos entre as equipes e classificação garantida para a semifinal.

Primeira partida com presença de público e show do Lages Futsal em quadra

No dia 2 de outubro, o Lages deu um presente para a torcida no Jones Minosso. Na primeira partida com presença de público após a pandemia, uma goleada por 7 a 0. Em uma noite de golaços, o time teve uma atuação perfeita diante do Coração do Contestado e com gols de Antonio (3x), Gui Santos (2x), Pablo e Jean Galvani goleou o time de Lebón Régis e somou oito vitórias seguidas em nove jogos.

Última rodada

Na última rodada da competição, o Lages estava em Brasília para a disputa dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), então entrou em quadra em Campos Novos com o time recheado de meninos e eles fizeram bonito. A partida terminou empatada em 4 a 4 e o placar resultou na eliminação do rival Atlântico na primeira fase.

Semifinal e reencontro com Campos Novos

Na semifinal, Lages reencontrou Campos Novos. No jogo de ida, com o ginásio praticamente lotado, Campos Novos saiu na frente e comandou a primeira etapa, no segundo tempo, o time lageano melhorou, empatou a partida e voltou a Lages com a mala cheia de esperança que o desfecho dessa história seria diferente.

Jogo da volta e show lageano em quadra

O que faltou no primeiro jogo, sobrou no segundo. Marcação, intensidade e muitos gols definiram a atuação do Lages no Jones Minosso. O time teve uma atuação impecável, goleou o rival por 6 a 2, calou a torcida adversária presente no ginásio e chegou à tão esperada decisão da Série Prata.

Fotos: Fom Conradi

Foto de capa: Divulgação