Home Colunas Lindsay Camila é a primeira mulher a ser campeã da Libertadores da América como técnica

Lindsay Camila é a primeira mulher a ser campeã da Libertadores da América como técnica

Ferroviária, equipe comandada por Lindsay, se tornou bicampeã da Libertadores

por Gabriela Sassi
0

Coluna: Cola na Grade

Mais um nome está na história do Futebol feminino brasileiro: Lindsay Camila é a primeira mulher a ser campeã da Libertadores da América ocupando a função de técnica. A Ferroviária, equipe comandada por Lindsay, se tornou bicampeã da Libertadores, após bater o América de Cali (COL), por 2 a 1, na edição 2020 da competição, que aconteceu na Argentina.

Desde o começo do ano de 2021 no comando do time, a treinadora de 38 anos fez história ao levantar o troféu de campeã da libertadores, mostrando que mulheres têm competência para conquistar grandes coisas e comandar grandes equipes.

Ela assumiu a Ferrinha em janeiro, após passagem pelo futebol francês e também pela seleção brasileira de base, como auxiliar. E, no seu torneio de estreia com as Guerreiras, levou a principal taça do continente. Além de ter feito história neste domingo (21), Lindsay não esqueceu de citar grandes outras treinadoras, como a ex- técnica da Ferrinha, Tatiele Silveira, e também Emily Lima (que está no Equador).

Para ilustrar tal fala da técnica da Ferroviária, podemos citar a técnica da Seleção Brasileira, Pia Sundhage. Apesar de não ser brasileira, Pia parece ter entendido como funciona o futebol feminino no Brasil, com todas as glórias e dificuldades.


Cada vez mais se vê mulheres ocupando esses espaços. São técnicas, auxiliares, supervisoras, preparadoras físicas, atletas… Há espaço para todo mundo, inclusive para quem é competente – e isso não falta nas mulheres.

É do Brasil!
Com o título das Guerreiras Grenás, o Brasil empilha nove taças da competição em 12 disputadas. O São José (SP) é o maior campeão, com três conquistas. A Ferroviária tem dois títulos ao lado de Santos e Corinthians.


Foto: Divulgação/Conmebol

Sobre a colunista

Gabriela
Gabriela Sassi trabalha com jornalismo esportivo há três anos, com experiência em futsal feminino. Atualmente é assessora de imprensa do Leoas da Serra. Ela escreve em EsporteSC sempre às segundas-feiras, com conteúdos sobre mulheres no esporte.