O município de Itajaí é a cidade catarinense com maior número de nadadores convocados para os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs). A competição será realizada no Parque Olímpico no Rio de Janeiro, de 29 de outubro a 5 de novembro, e deve reunir mais de 7 mil estudantes-atletas de todo o Brasil, em 17 modalidades, na faixa dos 12 a 14 anos.
Dos 16 atletas que representarão o Estado na modalidade, cinco são da equipe Itamirim / Novos Cielos / Nadar: Luiza Emanuele Oliveira (50m livre); Analu de Mello Miquelin Campos (50m costas); Maryna Monegat Fachin (400m livre); Larissa Kangerski Lana (50m e 100m borboleta); e Caio Shigeeda Facchini (400m livre). Por índice técnico, Maria Eduarda Vidal (400m livre) e Anthony Spezin Martins (50m livre) estão na lista reserva.
A convocação veio após a seletiva realizada em Florianópolis no último dia 25 de setembro. Na oportunidade, a equipe de Itajaí conquistou 12 medalhas, sendo seis de ouro e outras seis de prata.
O técnico, Roberto Facchini, comentou que os resultados da seletiva e, consequentemente, a convocação aos Jogos Escolares são um indício de que o trabalho com a natação de base em Itajaí é bastante sólido e diferenciado. Além disso, o profissional ressaltou que o Estado estará bem representado nas próxima competições.
“Mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, conseguimos retomar os treinos de forma bem organizada. E com o comprometimento de nossos atletas, acredito que podemos representar bem o Estado de Santa Catarina nas demais competições que vem pela frente”, avalia o coordenador técnico, Roberto Facchini.
Confira os resultados na Seletiva de Santa Catarina – JEBs 2021
Ouro:
Larissa Lana: 50m e 100m nado borboleta
Maryna Monegat Fachin: 50m peito e 400m Livre
Analu de Melo Miquelin Campos: 50m costas
Luíza Emanuele Oliveira: 50m Livre
Prata:
Caio Shigeeda Facchini: 400m Livre
Maryna Monegat Fachin: 100m peito e 200m Medley
Analu de Mello Miquelin Campos: 50m borboleta
Anthony Espezim Martins: 50m e 100m costas
Foto: Ismail Filho