Home Futsal Para 63%, futsal é o principal esporte de Lages

Para 63%, futsal é o principal esporte de Lages

Handebol vem logo atrás com 28,6%, seguido pelo futebol, com 7%. Confira enquete do EsporteSC

por Lucia Chaves
0


O futsal é o esporte mais popular de Lages. Essa pelo menos é a opinião de 63% das pessoas que responderam a enquete realizada pelo EsporteSC Lages. A modalidade foi escolhida por uma amostragem de 99 pessoas de um total de 157 que responderam ao questionário. Em segundo lugar ficou o handebol, com 45 votos (28%) e o futebol com 11 (7%). Apenas duas pessoas votaram em outras modalidades, que representam somente 1,2%.

Futsal nas graças do lageano

O Leoas da Serra impulsionou e trouxe visibilidade para o futsal feminino. Com o trabalho realizado dentro e fora de quadra, a equipe se tornou a principal referência na modalidade. Em 2021, pela primeira vez, o time tem um calendário cheio e com competições o ano inteiro.

Já o Lages Futsal e o Atlântico investem em lageanos para a disputa da Série Prata da Liga Catarinense de Futsal (LCF) e são os destaques da competição. O Lages já garantiu a primeira colocação do campeonato e vaga para a semifinal com duas rodadas de antecedência. O clube tem como objetivo disputar a Liga Nacional em 2023. Já o Atlântico está na quarta colocação e com a vaga encaminhada para o mata-mata da LCF.

Outra equipe importante na cidade é o Jânio Barbosa, o clube disputa a Série Bronze de Santa Catarina e também aposta em meninos da região para as competições.

Handebol em crescente na cidade

O HandLages, equipe universitária de Lages, vem ganhando destaque na cidade. A equipe masculina está classificada para as finais da Série Ouro da Liga Catarinense de Handebol, enquanto a feminina foi convidada recentemente pela Confederação Paraguaia de Handebol para participar de uma competição amistosa no Paraguai.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é FOM4155-1024x684.jpg

Futebol perde espaço

O Inter de Lages, um dos times mais tradicionais do estado, com as frequentes desistências da disputa de campeonatos desde os anos 90 e afastou o torcedor do clube. Em 2012 o Leão Baio se reestruturou e conquistou a terceira divisão em 2013, a segunda em 2014 e alcançou a elite do futebol catarinense em 2015 o que ascendeu a paixão do lageano pelo clube da cidade. O colorado lageano ainda disputou a Série D do Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil, porém em 2018 o Inter voltou a ser rebaixado para a segunda divisão e não se reergueu mais. A partir disso, outras modalidades surgiram e o futebol perdeu espaço.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Inter-x-Cacador-1024x683.jpeg
Foto: Inter de Lages/Divulgação

Fotos: Fom Conradi