Home FutebolEscolinha de Base Santos Dumont classifica duas categorias para as finais da Copa Acef

Santos Dumont classifica duas categorias para as finais da Copa Acef

Os times Sub-11 e Sub-17 da equipe brusquense conseguiram grandes resultados em São Bento do Sul e vão disputar a final da competição. A primeira equipe venceu os favoritos do Iafa na base da superação, revertendo inclusiva a vantagem de empate da equipe rival, que teve a melhor campanha na primeira fase. Já os meninos do Sub-15 chegaram a ser pressionados, mas mataram o jogo diante da FME Balneário Camboriú num contragolpe fatal e também avançaram.

por Sidney Silva
0

Os atletas da base do Santos Dumont estão muito perto de conquistarem a taça em duas categorias da Copa Acef SC. Os times Sub-11 e Sub-17 da equipe brusquense conseguiram grandes resultados em São Bento do Sul e vão disputar a final da competição. 

A primeira equipe venceu os favoritos do Iafa na base da superação, revertendo inclusiva a vantagem de empate do clube rival, que teve a melhor campanha na primeira fase. Já os meninos do Sub-17 chegaram a ser pressionados, mas mataram o jogo diante da FME Balneário Camboriú num contragolpe fatal e também avançaram.

A equipe Sub-13 era outra que estava na semifinal entre as quatro categorias que representaram o time brusquense na competição. Os meninos, no entanto, acabaram caindo diante do Guri Bom de Bola e se despediram da competição. Veja abaixo um breve resumo sobre os confrontos.

Sub-13 perde com gol no início
A primeira equipe a entrar em campo pelo Santos Dumont foi a Sub-13. Jogando contra o Guri Bom de Bola, o empate já bastava para os brusquenses, mas os atletas foram surpreendidos com gol logo no início do duelo. No decorrer da partida, a equipe não demonstrou forças para buscar o resultado e acabou sucumbindo diante do adversário.

Sub-17 vence no contragolpe
Pouco depois da eliminação dos atletas do time Sub-13, foi a vez do juvenil do Santos Dumont (Sub-17) entrar em campo. O jogo diante da FME Balneário Camboriú foi complicado para os brusquenses, que sofreram pressão desde o início. O cenário da partida mudou após uma bola originada de escanteio que posteriormente acabou em gol do volante Kiko, ainda na etapa inicial. 

No segundo tempo, o adversário voltou a pressionar e chegou ao empate aos 15 minutos após cobrança de pênalti. Precisando de mais um gol, o time do litoral foi todo ao ataque, enquanto o Santos Dumont também criou chances de matar a partida. O 1 a 1 permaneceu no entanto, suficiente para classificar os brusquenses para a grande final.

Sub-11 surpreende e avança na raça
A classificação mais surpreendente e uma das mais comemoradas do Santos Dumont ocorreu na categoria Sub-11. Diante do forte e favorito Iafa, os meninos que começaram a competição desacreditados mostraram que não era à toa que chegaram entre os quatro melhores. Com muita vontade e organização, os atletas surpreenderam o adversário com golaço de Pedro Miguel aos 19 minutos da etapa final. Ele pegou rebote e mandou no ângulo, decretando a vitória dos brusquenses diante dos rivais.

O resultado do Sub-11, assim como da categoria Sub-17 foi muito comemorado pelos pais dos atletas, que compareceram em grande número para acompanhar as partidas (ver fotos abaixo). O coordenador da base do clube do bairro Santa Terezinha, Andreone Reis, enalteceu o trabalho das quatro categorias que representaram a equipe, sobretudo das duas finalistas. “Com dois times nas finais, somos o clube que mais colocou equipes na decisão”, comenta.

O grande destaque para Andreone, principalmente, foi a categoria Sub-11. “Os meninos foram guerreiros. Destacamos muito essa categoria porque ela iniciou este ano com um trabalho difícil, com atletas muito novos vindo do campo da categoria fraldinha. Tivemos quatro jogos no início do ano e quatro derrotas. Esse time mostrou exemplo de superação”, diz ele.

O coordenador da base afirma que a chegada da equipe na final foi uma grande surpresa, sobretudo para os rivais. “Estes meninos chegaram como patinho feio e surpreenderam a todos, principalmente a equipe do Iafa que entrou em campo já contando com a vitória.  Eles mostraram a todos que nada é impossível quando eles querem. Jogaram simples, com humildade, chegando a final sem nenhuma vantagem nas quartas e semifinal”, ressalta.

O grande nome da equipe, segundo ele, é o goleiro Andrei, grande responsável por segurar o resultado diante dos blumenauenses. “O Andrei foi a grande peça da equipe. Fator principal do time para essa campanha. Ele traz muita confiança para os meninos dentro de campo. Hoje mesmo não deixou de fazer seu papel com grandes defesas e contribuindo para que a equipe chegasse nesta final”, destaca.

Agora a equipe Sub-11 do Santos Dumont encara um adversário conhecido. O Laboratório CAP será o oponente na grande final. O time Sub-17 também terá um clássico brusquense pela frente. Os rivais na finalíssima serão os atletas do Carlos Renaux. No Sub-13, outro representante de Brusque fará a decisão. Os meninos do Brusque FC encaram os do Guri Bom de Bola, enquanto na categoria Sub-15 se enfrentam Guarani Vila Nova e Tupi.

Copa Acef SC – Finais
Sub-11

Santos Dumont x Laboratório CAP

Sub-13
Brusque x Guri Bom de Bola

Sub-15

Guarani Vila Nova x Tupi

Sub-17
Santos Dumont x Carlos Renaux