Coluna Cola na Grade – Por Gabriela Sassi
Em busca da glória máxima, a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos, a Seleção Brasileira encerrou os testes antes da convocação final. Foram duas partidas, contra a Rússia e Canadá.
No primeiro duelo o Brasil venceu por 3 a 0. Já no jogo desta segunda-feira (14), a seleção não saiu do zero a zero contra a equipe do Canadá. Esse foi o último compromisso brasileiro antes das Olimpíadas de Tóquio. Na sexta-feira (18), a treinadora Pia Sundhage fará a convocação oficial.
Mas, o que podemos esperar das comandadas de Pia? Sabemos que a treinadora é competente e que sua chegada só fez dar mais credibilidade ao trabalho. Nesses dois jogos, viu-se alguns pontos que precisam de atenção. Há uma falta de jogadas trabalhadas, pois se vê muito “chuveirinho” e cruzamentos e poucas jogadas efetivas.
Não se pode depender apenas de jogadas vindas de trás, tentando fazer ligação com o ataque. Precisa de um meio-campo mais atuante e que se acerte o último passe para chegar com qualidade na área e com condições para finalização.
É claro que essas duas partidas foram testes, tanto de esquemas de jogo quanto de atletas. É preciso confiar no trabalho de Pia e nas jogadoras que ela tem nas mãos, mas o sentimento é de que a seleção pode mais. Agora nos resta esperar as Olimpíadas.
Agora, a seleção volta a campo já para os Jogos Olímpicos. O primeiro jogo está marcado para dia 21 de julho, contra a China. Depois disso, tem Holanda e Zâmbia, no dias 24 e 27, respectivamente.
Sobre a colunista