Aquela máxima de que “o corpo do verão é construído no inverno”, deve ser o ponto de partida ou continuidade de qualquer pessoa. Não apenas por questões estéticas, mas sobretudo, pela saúde adquirida na estação mais fria do ano. Estamos nos aproximando do inverno, as temperaturas começam a cair e para alguns é motivo de preguiça e baixa adesão aos programas de exercício físico. O tempo ideal para começar é agora, não é pela estação do ano que devemos tomar decisões do tipo, mas pelos benefícios que a prática do exercício físico nos oportuniza.
Para aquelas pessoas que desejam emagrecer, aqui vai uma informação importante. Treinar com temperaturas mais baixas que o habitual promove maior gasto energético para manutenção da temperatura corporal. Mas essa informação só é válida quando associada a uma prescrição de intensidade adequada para o nível de condicionamento físico do indivíduo. A alimentação deve ir ao encontro da meta pessoal. Equilibrar o consumo de alimentos fragmentando as porções e seus nutrientes ao longo do dia é necessário.
É fato que pode haver baixa disposição para iniciar qualquer prática no inverno, isso pelos músculos estarem contraídos e o corpo inibido para o movimento. É preciso dar um Start, estabelecer uma rotina, se proteger do frio com roupas apropriadas e criar o hábito.
COMPRE SAÚDE GANHE VIDA!
Sobre o colunista