Home Brusque Série brusquenses nas Olimpíadas. André Gohr, ciclista levou o nome da cidade aos Jogos Olímpicos da Juventude em 2014

Série brusquenses nas Olimpíadas. André Gohr, ciclista levou o nome da cidade aos Jogos Olímpicos da Juventude em 2014

Depois de se destacar no Peru, atleta ficou três anos na Suíça

por Álvaro José
0

André Gohr, 24 anos se destaca desde cedo no ciclismo. Ele nasceu em Brusque no dia 15 de agosto de 1996 e iniciou a carreira nas escolinhas da Associação Brusquense de Ciclismo em 2008. O grande incentivador de André foi o pai, Eduardo Gohr. O jovem começou a se destacar nas categorias de base, e com isso foi selecionado para disputar os Jogos Sul-americanos da Juventude em Lima, no Peru, em 2013.

O sucesso foi garantido e o brusquense faturou a medalha de ouro na prova de Contrarrelógio Individual, feito que o garantiu nos Jogos Olímpicos da Juventude em Nanjim, na China, em 2014. No país asiático, André terminou a prova na sexta colocação, feito que marcou a melhor colocação de um ciclista brasileiro. O desempenho de André nas categorias de base despertou a atenção do Centro Mundial de Ciclismo da UCI.  Com isso, ele foi convidado a fazer um estágio inicial de seis meses na Suíça. Por lá André permaneceu durante 3 anos, ganhando experiência e aperfeiçoando a formação como ciclista.

Atleta se destacou no cenário sul-americano. Foto: Arquivo EsporteSC

Principais conquistas

André Gohr tem muitas conquistas. Entre elas estão as cinco medalhas de ouro em Campeonatos Brasileiros nas categorias de base. Ele também venceu a Etapa de Contrarrelógio do Tour de La Trambouse na França. Foi campeão do Tour Internacional Juvenil no Uruguai, e campeão da Volta do Codecan no mesmo país. É ainda bicampeão brasileiro de Contrarrelógio na categoria Sub-23 e campeão brasileiro na mesma prova na categoria Elite, a principal do país.

O brusquense ingressou na equipe de Ciclismo da Força Aérea Brasileira, em 2018. Disputou o Mundial Militar na Holanda e ficou na qiunta colocação. Em 2019 disputou os Jogos Mundiais Militares na China, e terminou na nona colocação. Pelo Município de Brusque, André conquistou cinco medalhas nos Jogos Abertos de Santa Catarina. Sua contribuição ajudou a equipe a conquistar do troféu de Campeão Geral nos anos de 2014 e 2017.