Home Campeonato Catarinense Único catarinense nunca rebaixado, Criciúma entra em campo nesta noite valendo a vida

Único catarinense nunca rebaixado, Criciúma entra em campo nesta noite valendo a vida

Tigre precisa vencer duelo contra o Avaí e torcer por tropeços de adversários

por Luiz Mendes
0

Com uma das piores campanhas no Campeonato Catarinense de 2021, o Criciúma corre grande risco de sofrer o primeiro rebaixamento de sua história no Campeonato Estadual. Dos grandes, o Tigre é único catarinense que ainda não sabe o que é disputar a Séria B da competição, devidos as campanhas seguras nos últimos anos.

Campeão 10 vezes da competição, neste ano o Tricolor Predestinado não faz boa campanha. Ao todo, já são dez jogos disputados e apenas oito pontos conquistados, sendo uma vitória, cinco empates e quatro derrotas. Com esse resultado, o Criciúma ocupa a 11ª colocação do campeonato estadual.

Vencer e torcer

Na última rodada da primeira fase, o Criciúma enfrenta o Avaí no estádio Heriberto Hülse. Para reverter a situação delicada, o Tigre precisa vencer o Leão da Ilha, que nesta rodada, apenas cumpre tabela. A bola rola nesta quarta-feira (21), a partir das 21h30.

Além disso, a equipe ainda torce por tropeços de Concórdia ou Hercílio Luz para evitar o descenso pela primeira vez. Contudo, mesmo em situação desesperadora e com foco em escapar do rebaixamento, o Tigre ainda pode se classificar para a fase final. Neste caso, além de torcer contra os dois rivais já citados, precisa torcer contra o Figueirense, que recebe o Marcílio Dias, em casa. Se o Tigre empatar seu jogo, o Hercílio Luz precisa perder para o Juventus em Jaraguá do Sul e o Metropolitano não pode golear a líder Chapecoense.

>> Leia também – O que cada equipe precisa na rodada final do Catarinense?

Gigantes no fundo

Figueirense
Diferentemente do Criciúma, o Figueirense, maior campeão da competição com 18 títulos, já possui um rebaixamento no histórico. O Alvinegro sofreu o primeiro e único rebaixamento na edição de 1986. Nesse ano, o Criciúma foi o campeão da competição e conquistou o segundo título. No ano de 1987, já na segunda divisão, o Alvinegro encarou o Grupo A, contra Araranguá, Blumenau, Caçadorense, Ipiranga de Tangará e Tupy de Gaspar. Passou da primeira fase em segundo lugar, atrás do Araranguá. Ao vencer as fases posteriores, foi vice-campeão e subiu à elite junto com o Blumenau.

Figueirense de 1987

Avaí
Logo atrás do Figueirense, o Leão da Ilha já conquistou o título da competição 17 vezes e, assim como o Alvinegro, também já foi rebaixado para a Série B do campeonato.  A equipe da capital sofreu o primeiro rebaixamento no ano de 1993. Nessa edição, o Criciúma também levantou a taça sendo o primeiro título do campeonato. Na Série B de 1994, o Avaí começou com dificuldades, mas logo em seguida se recuperou e levantou a taça contra o Hercílio Luz. Na campanha, a equipe ainda encarou Xanxerense, Brusque, Flamengo de Florianópolis e Laguna e Sombrio.

Avaí de 1993

Joinville
Em 2007, a má fase foi do Joinville. De tropeço em tropeço, a equipe terminou o estadual na 11ª colocação, à frente somente do Próspera, e os dois acabaram caindo. A fórmula, porém, teve um diferencial. Na mesma temporada, os dois últimos da principal e os dois primeiros do acesso de 2006 encontraram-se em um quadrangular, valendo uma vaga na primeira divisão de 2008. Foi a salvação do JEC, que ficou à frente de Camboriuense, Próspera e Videira. A campeã estadual naquele ano foi a Chapecoense, com Criciúma na vice-liderança.

Chapecoense
Por fim, a Chapecoense também caiu. Em 2010, a equipe do Oeste do Estado terminou o campeonato em nono lugar entre os dez times na disputa. Em conjunto com o Juventus de Jaraguá do Sul, a Chape estava condenada à segunda divisão de 2011. Mas a salvação veio. O Atlético de Ibirama, que era da divisão principal, desistiu do campeonato, e, com isso, a Chape herdou a vaga. Do fundo do poço para glória, no ano de 2011, a Chape deu a volta por cima e se consagrou campeã da primeira divisão do campeonato estadual.

Chapecoense de 2010

Confira a classificação do Campeonato Catarinense

Confrontos da última rodada

DATAHORAJOGOLOCAL
21/0421h30Brusque x PrósperaAugusto Bauer
21/0421h30Hercílio Luz x JoinvilleAnibal Torres Costa
21/0421h30Criciúma x AvaíHeriberto Hulse
21/0421h30 Figueirense x Marcílio DiasOrlando Scarpelli
21/0421h30Juventus x ConcórdiaJoão Marcatto
21/0421h30Chapecoense x MetropolitanoArena Condá

Fotos: Divulgação