Home Brusque Árbitra lageana integra o quadro da CBF de arbitragem em 2021

Árbitra lageana integra o quadro da CBF de arbitragem em 2021

Daiane Madeira é a única árbitra da região serrana e está no quadro desde 2020

por Lucia Chaves
0

A primeira e única árbitra de Lages, Daiane Madeira passou por uma avaliação para continuar no quadro da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na última sexta-feira (14), e foi aprovada como árbitra assistente. Devido às alterações de decreto a avaliação que seria no dia 26 de março foi alterada. Com isso a prova foi realizada quase dois meses após a data marcada.

Daiane iniciou a carreira em 2004 no futebol amador de Lages. Em 2008 passou a integrar o quadro da Federação Catarinense de Futebol (FCF), e desde 2020 faz parte da CBF.

O teste foi realizado na sede da FCF em Balneário Camboriú. A prova física é composta por coda, ou seja, corrida frontal e lateral com tiros de 30 e 75 metros. O teste teórico consiste em 20 perguntas com um tempo de 40 minutos para responder.

A árbitra treina diariamente, devido ao preparo físico ser de alto rendimento há uma equipe envolvida para atendê-la. “A preparação do árbitro não é apenas para teste físico, consiste em tornar o árbitro preparado para conduzir uma partida de futebol”, relata.

Daiane tem como preparador físico, o Jolmerson Carvalho também integrante do quadro da CBF e conta com uma equipe para auxiliá-la. “Tenho acompanhamento de preparador físico, sigo planilhas de treinos e na academia tenho acompanhamento da instrutora Daniela Vanaz. Tenho um ortopedista de confiança Dr. Nolla, um fisioterapeuta Alberto Souza para suporte e conto com a psicóloga da arbitragem para tratar o pilar mental, a Maryon Gotardo”, explica.

A árbitra diz que se cobra muito para estar bem condicionada. O preparo exigido é alto por estar no cenário nacional. “Confesso que foram longos anos aguardando por este momento. Achei que não atingiria o cenário nacional. Hoje entendo porque Deus me deu tanta força para seguir e não desistir. Fez todo sentido. Nunca foi só um sonho. Digo que sempre mantive o foco, a força e a fé”, finaliza Daiane.

Foto: Andrielli Zambonin