Após três semanas de treinamentos, o Brusque Futebol Clube agora se prepara para o retorno do Campeonato Catarinense no dia 8 de julho e que tem decisão prevista para 26 de julho. Para a comissão técnica ainda é necessário aguardar a liberação dos treinamentos com todo o elenco, além dos treinamentos realizados com situação de jogo, troca de passes, finalizações, jogadas ensaiadas entre outros.
O diretor de futebol, André Rezini, falou que a volta do estadual para o Brusque FC é importante para dar continuidade aos trabalhos técnicos e táticos e que até o momento não foram feitos. Em razão das divisões dos grupos, a equipe estava apenas trabalhando a parte física e privando alguns trabalhos com bola. “Estávamos muito ansiosos, principalmente os atletas que vivenciam isso no dia-a-dia. Fomos uma das primeiras equipes a voltar a treinar após a liberação do estado, com muita responsabilidade e cuidado médico”.
Rezini entende que com todos os cuidados médicos, como os testes do Covid-19 e medição de temperatura que haverá com a volta do futebol, é possível realizar a competição que está na fase final. “Os clubes de futebol não deixam de ser empregadores, com funcionários, atletas, comissão, gera um movimento muito grande no meio do futebol, além de trazer entretenimento e lazer para a sua cidade e torcida”.
Em relação ao treino de hoje, terça-feira (9), o fisioterapeuta Gustavo Chenci, comentou que antes de cada treinamento é realizado um trabalho de prevenção de lesões com os atletas. “Inclui um trabalho de mobilidade articular, para diminuir essa rigidez das articulações dos atletas, depois um trabalho de ativação com as “mini band”, após são transferidos para um trabalho de ativação e um pouco de core, trabalhando o tronco e finalizando com exercícios específicos de fortalecimento”.
Na quarta-feira (10), o quadricolor volta a treinar no CT do Brusque no período vespertino, com os grupos divididos, seguindo todo o protocolo de saúde. As atividades seguem fechadas para a presença da torcida e da imprensa.
Depois de mais de dois meses de paralisação, o Campeonato Catarinense de Futebol já tem data para a bola começar a rolar. O dia 8 de julho, em praticamente um mês, será a data da retomada da competição. O anúncio foi feito diretamente pelo presidente da Federação Catarinense de Futebol (FCF), Rubens Angelotti, em entrevista à Rádio Eldorado, de Criciúma.
Até o momento, somente Brusque, Figueirense, Avaí, Chapecoense, Joinville e Juventus já retomaram os treinos. Criciúma, Marcílio Dias, Tubarão e Concórdia seguem com as atividades paralisadas em virtude da pandemia do coronavírus.
Cronograma da FCF
8 de julho (quarta-feira)
19h – Criciúma x Marcílio Dias – Heriberto Hülse, em Criciúma
21h30 – Chapecoense x Avaí – Arena Condá, em Chapecó
9 de julho (quinta-feira)
18h30 – Juventus x Figueirense – João Marcatto, em Jaraguá do Sul
21h – Joinville x Brusque – Arena Joinville, em Joinville
VOLTA
11 de julho (sábado)
19h – Marcílio Dias x Criciúma – Dr. Hercílio Luz, em Itajaí
12 de julho (domingo)
16h – Avaí x Chapecoense – Ressacada, em Florianópolis
18h30 – Figueirense x Juventus – Orlando Scarpelli, em Florianópolis
21h – Brusque x Joinville – Augusto Bauer, em Brusque
Quartas de final | 8 e 12 de julho (ida e volta) |
Semifinais | 15 e 19 de julho (ida e volta) |
Finais | 22 e 26 de julho (ida e volta) |