A Câmara Municipal de Brusque, em sessão ordinária, aprovou em primeira, votação, o Projeto de Lei Ordinária nº 59/2021 de origem legislativa, que “Reconhece a prática da atividade física e do exercício físico como essenciais na cidade de Brusque em estabelecimentos prestadores de serviços destinados a essa finalidade, bem como em espaços públicos, em tempos de crises ocasionadas por moléstias contagiosas ou catástrofes naturais”. A decisão ocorreu na última terça-feira (10).
Responsável pelo projeto, o vereador e presidente da câmara, Alessandro André Moreira Simas (DEM), afirma que, em tempos de pandemia, ou qualquer outro tipo de crise que cause isolamento de pessoas, abalo no convívio social e demais questões que afetem a saúde, a possibilidade de praticar atividades físicas não deve ser retirada dos cidadãos.
Além disso, no pedido de aprovação do projeto, o vereador reforça que, a medicina e o cuidado com a saúde não são feitos apenas com o tratamento de doenças, mas, também, com a prevenção a estas, inclusive e especialmente por meio de atividades físicas.
No caso da atual pandemia, reforça-se a necessidade de não impedir que as pessoas pratiquem exercícios, sendo dever do Poder Público, em verdade, estimular a prática, já que está comprovadamente associada à melhor ativação do sistema imunológico.
Transmitida ao vivo pelos canais oficiais da Câmara no Youtube e no Facebook, a reunião foi aberta ao público, com limitação de 50% da capacidade de cadeiras do plenário. Devido à pandemia de Covid-19, foram seguidos os protocolos de distanciamento social, o uso de máscaras e álcool em gel.
Foto: Blog Vittude