Home Colunas Coluna “Preparação Física no Esporte”: Obesidade infantil – O que fazer?

Coluna “Preparação Física no Esporte”: Obesidade infantil – O que fazer?

“Acreditam que ao introduzir a criança numa rotina ativa fisicamente, podem evitar o mal da obesidade. Lamento, somente isso não é suficiente”

por Wiliam Todt
0

Ao longo dos anos a procura pela prática do exercício físico para crianças tem aumentado significativamente. A principal queixa dos pais é que, a criança tem ganhado peso, pois não “faz nada”, fica muito tempo em frente ao computador, celular e televisão. Acreditam que ao introduzir a criança numa rotina ativa fisicamente, podem evitar o mal da obesidade. Lamento, somente isso não é suficiente.

Aqui vale ressaltar, antes de qualquer intervenção prática, designada à Profissionais de Educação Física, em clubes ou academias, a importância de uma cultura familiar ativa, sobretudo, pautada na saúde integral da família, no qual vai além da prática regular de exercícios físicos.

Vamos voltar no tempo…

Há 20, 30 anos, a facilidade pelos meios de comunicação era de acesso exclusivo dos adultos, as crianças cresciam sem esse contato, tinham maior tempo nas ruas, campos e brincadeiras ao ar livre. De modo geral, se alimentavam com uma frequência menor, com qualidade e nas horas adequadas.

Vemos pais querendo direcionar seus filhos para uma vida ativa, isso é ótimo. Mas por vezes, não é parte da cultura familiar, o que dificultará a adesão da criança no âmbito esportivo. Além disso, como está a qualidade da alimentação da família? O comportamento alimentar está diretamente atrelado ao ganho, diminuição e manutenção do peso corporal. É uma afirmação que fica, e se não associar a prática de exercício físico ao consumo e qualidade alimentar, pouco ou nada deve mudar. A criança sofre, cresce adoecendo e ficará ainda mais difícil modificar este quadro. Mas sempre é possível.

PAIS, ESTEJAM DISPOSTOS A MUDANÇAS COMPORTAMENTAIS, SEUS FILHOS(AS) MUDARÃO.