Home Brusque Coluna Saúde do Atleta: Alimentação adequada: Saúde e desempenho para o atleta

Coluna Saúde do Atleta: Alimentação adequada: Saúde e desempenho para o atleta

As modalidades esportivas têm peculiaridades específicas que vão determinar como será conduzido os cuidados com a alimentação do atleta.

por Volnei Corrêa da Silva
0

Coluna Saúde do Atleta – Por: Volnei Corrêa da Silva

A “dieta do atleta” tinha como princípio, no passado, o consumo de alimentos ricos em carboidratos (massas, arroz, cereais), para fornecer energia extra, no período de realização da atividade física. Não que isto não seja importante, bem pelo contrário, mas não é só isso que se busca com os cuidados da nutrição.

As modalidades esportivas têm peculiaridades específicas que vão determinar como será conduzido os cuidados com a alimentação do atleta. Até mesmo, numa mesma modalidade, há diferentes objetivos nutricionais, para cada atleta, de acordo com a função que ele exerce dentro da equipe. Diferença essa bem vista no futebol americano onde o perfil dos atletas é completamente diferente na mesma equipe, mas isso ocorre também no futebol, vôlei, basquete.

Dentro destas peculiaridades específicas, as modalidades compartilham entre si, a realização de esforços intermitentes de grande intensidade. Isto ocorre com uma grande variabilidade segundo o momento da temporada que o atleta ou a equipe se encontra (pré-temporada, intra temporada, pós-temporada).

Então, diante destas considerações, o objetivo da nutrição vai muito além de fornecer energia para realização do esforço físico. Fornecer energia é um dos objetivos. Além disto se procura através da nutrição:

– Adequar a composição corporal com uma “dieta do atleta” que ofereça os nutrientes suficientes para evitar uma doença por déficit de elementos essenciais.

– Periodizar o plano alimentar de acordo com a maior ou menor exigência física.

– Ter um adequado plano de nutrição e hidratação para a competição.

– Usar as possibilidades nutricionais para aumentar o desempenho esportivo, inclusive com o uso de suplementos, respeitando sempre a ética esportiva do não doping.

– Restabelecer o perfil nutricional e hídrico depletado durante a realização da atividade física e proporcionar uma recuperação rápida da fisiologia do atleta para o melhor desempenho na próxima atividade.

Nas próximas semanas iremos aprofundar um pouco mais a importância de cada um dos objetivos da alimentação adequada.

VOLNEI CORRÊA DA SILVA

Especialista em Cirurgia do Joelho em Lyon/França e Médico de Equipe pelo Futbol Club Barcelona, Volnei Corrêa da Silva tem 51 anos e é natural de Ibirubá (RS). Desde 1997 mora em Lages. Atualmente é médico do Leoas da Serra, time de Futsal Feminino de Lages, e também médico da Seleção Brasileira de Futsal Feminino. Professor do curso de Medicina na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), Volnei também atua na CLINITRAUMA Ortopedia e Traumatologia, em Lages.