Home Brusque Coluna Saúde do Atleta: Recursos Ergogênicos Para Melhorar a Performance do Atleta

Coluna Saúde do Atleta: Recursos Ergogênicos Para Melhorar a Performance do Atleta

Leia mais uma coluna do médico Volnei Corrêa da Silva

por Volnei Corrêa da Silva
0

Todo recurso utilizado pelo atleta que ajuda  na melhora da performance da atividade esportiva, seja ela no treino ou competição, é denominada ajuda ergogênica.

Ela pode estar presente nos materiais que o atleta usa, na questão psicológica, nutricional ou farmacológica.

Na questão nutricional temos produtos ergogênicos nos alimentos e suplementos que tem objetivo melhorar o rendimento de maneira direta ou aqueles que otimizam a saúde do atleta fazendo com que a melhora seja indireta.

Existe alguns alimentos e suplementos que tem um bom embasamento científico com um alto grau de evidência, ou seja, causam melhora do rendimento do atleta. Dentro deste grupo encontramos a cafeína, beta alanina, creatina, suco de beterraba, bebidas esportivas, géis, soro de leite.

Para ter uma ideia do quanto é utilizado a suplementação visando melhora do rendimento, mais de 50% dos jogadores de futebol, nas Copas do Mundo de 2002 e 2006, faziam algum tipo de suplementação e acredito que hoje, com a popularização dos suplementos, esta taxa seja bem maior tendo um grande incremento também em todos os atletas amadores.

Na questão dos produtos farmacológicos (medicamentos) a linha entre o que é permitido e proibido é muito tênue. Temos órgãos que regulamentam quais os produtos permitidos e os não permitidos. Mundialmente a AMA-WADA (Agência Mundial Antidoping) e no Brasil a ABCD (Autoridade Brasileira de Controle a Dopagem) que é vinculada diretamente a WADA.

Esses produtos e medicamentos necessitam prescrição de alguém que esteja habituado com o uso destas substâncias em atletas. Cabe-se ressaltar que, qualquer atleta, federado ou que participe de competição oficial, corre o risco de ter que passar por controle antidoping.

Mas é importante frisarmos duas coisas em relação ao uso de suplementos e medicações. Primeiro, se a alimentação do atleta for saudável, variada e equilibrada, raramente será preciso fazer uso de suplementos. Segundo, a indústria de suplementação esportiva não é bem regulamentada (no Brasil está em vias de) e isto faz com que, produtos possam conter substâncias que levem a um prejuízo da saúde do atleta bem como possibilidade de problemas num controle de doping. 

Na próxima coluna falarei um pouco mais sobre a questão do doping, não percam.

VOLNEI CORRÊA DA SILVA

Especialista em Cirurgia do Joelho em Lyon/França e Médico de Equipe pelo Futbol Club Barcelona, Volnei Corrêa da Silva tem 51 anos e é natural de Ibirubá (RS). Desde 1997 mora em Lages. Atualmente é médico do Leoas da Serra, time de Futsal Feminino de Lages, e também médico da Seleção Brasileira de Futsal Feminino. Professor do curso de Medicina na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), Volnei também atua na CLINITRAUMA Ortopedia e Traumatologia, em Lages.