Vontade de consumir doces e outros alimentos calóricos é uma queixa comum entre as pessoas que buscam emagrecer e perder gordura. Algumas estratégias podem ser feitas para evitar esses picos de compulsão alimentar, facilitando o controle da ingestão de alimentos e como conseqüência a diminuição do peso corporal.
- Consuma alimentos ricos em proteínas e gorduras boas. Em um post anterior eu já falei sobre esses alimentos. Ovos, carnes em geral, iogurte natural, whey protein, oleaginosas, azeite de oliva e abacate são alimentos que mantém o corpo saciado por mais tempo. Alimentos ricos em fibras também ajudam nesse controle.
- Não faça dieta muito restritiva. Nem faça restrição de carboidratos. Bons carboidratos como frutas, aveia, batata, aipim, arroz e feijão são importantes no controle do cortisol, hormônio que liberamos em situações de stress. Ficar sem comer só vai aumentar a fome e o desejo por alimentos calóricos.
- Durma bem. O sono é fundamental no controle dos hormônios reguladores do apetite e da saciedade.
- Tenha bons hábitos. Procure se distrair com atividades simples, como ler, passear com o cachorro, organizar a casa ou ouvir uma música que lhe agrade. Assim você consegue desviar a atenção da comida.
- Quando a vontade de doce bater, faça um chá ou tome um café preto. Sem adição de adoçante ou açúcar.
- Treine seu paladar para se acostumar ao sabor amargo azedo. Consuma frutas como maracujá e limão, folhas verde escuras, chocolate amargo, café e chás sem açúcar.
- Não esqueça da ingestão adequada de água durante o dia.
- É preciso disciplina e força de vontade para quebrar o ciclo de prazer que temos quando comemos doce. Então, seja forte!
Um abraço. Até a próxima!