As eleições atípicas de Brusque mobilizam a cidade e modificam o cenário tranquilo da primavera brusquense. No próximo dia 3 de setembro, a população novamente vai as urnas escolher o seu representante para prefeito e vice-prefeito.
Assim como fez em todas as últimas eleições, o Jornal EsporteSC, mais uma vez, se envolve no processo democrático da nossa cidade para ajudar você, eleitor, a tomar a melhor decisão em 3 de setembro.
As reportagens serão divididas em duas partes. A primeira já foi publicada na edição impressa do Jornal EsporteSC de 10 de agosto e você acompanha agora em nosso portal, já a segunda será publicada na versão impressa de 1º de setembro e reproduzida no online, a dois dias das eleições, no ápice da disputa à prefeitura municipal.
Confira a terceira entrevista desta série inicial de reportagens com o candidato a prefeito Paulo Eccel (PT); Nesta sexta (18), a partir das 17h30, você poderá ler no EsporteSC.com.br a entrevista com o candidato William Molina (MDB). O candidato André Vechi (DC) foi o primeiro entrevistado, enquanto na quarta (16) o entrevistado da vez foi Simas, do PP.
- Coligação: De coração aberto, Brusque!
- Prefeito: Paulo Eccel (PT) – Ex-deputado Estadual e ex-prefeito de Brusque
- Vice: Enfermeira Dida Mafra – Servidora pública aposentada
- Número na urna: 13
Principais propostas do candidato para a área do esporte
- Criar Plano Diretor para a Vila Olímpica (Complexo Esportivo Chico Wehmuth), definindo a forma de sua ocupação pelo Município e pelas entidades parceiras, como Kart Clube de Brusque, CTGs, Jeep Clube, Brusque Futebol Clube, dentre outras.
- Estimular a viabilização de parcerias com o Brusque Futebol Clube, com vistas a possibilitar a construção de estádio próprio.
- Incentivar a formação de base no esporte.
- Estimular o programa Escola Aberta, desenvolvendo atividades esportivas e de lazer nos espaços esportivos escolares, no período noturno e aos finais de semana, em parceria com a comunidade.
- Rediscutir, em parceria com o Conselho Municipal de Esporte e associações,clubes e entidades esportivas, a política municipal do esporte.
Nome completo: Paulo Roberto Eccel
Naturalidade: Brusque
Idade: 58 anos
Bairro que mora em Brusque: Souza Cruz
Cargos públicos já ocupados: Procurador Municipal, Deputado Estadual, Prefeito e Superintendente do Ministério do Trabalho em SC
Status civil: Casado
Nome da esposa: Elizabete Barni Eccel
Filhos: João Vítor e Pedro Henrique
Hobbies: Cozinhar
Chapa: Paulo Eccel (PT) e Enfermeira Dida Mafra (PSDB)
Coligação: De coração aberto, Brusque! (PT, PSDB, PCdoB, PDT, PSB, PV, Solidariedade e Cidadania)
Número na urna: 13
Quem sou eu? (Apresentação do candidato)
Sou um brusquense, filho de um pai caminhoneiro e de uma mãe vacinadora da unidade de saúde do Jardim Maluche, ambos já falecidos, que aprendeu, a partir da vivência comunitária e social, a importância da política para a transformação de realidades.
Para você família é?…
O berço do aprendizado da conduta ética e moral de todas as pessoas; o porto seguro.
Porque o candidato resolveu ingressar na vida pública?
Porque, apesar de ser bem mais simples ficar na posição de analista e crítico do comportamento dos outros, acredito que a vida exige protagonismo. A vida pública te permite ser o destinatário da esperança de muita gente, por isso minha frase motivadora sempre é “que não tem sentido estar na política se não for para melhorar a vida das pessoas.”
Pratica ou já praticou algum esporte? Se sim, quais?
Esporte nunca foi o meu forte. De qualquer forma, costumo cuidar de minha saúde fazendo caminhadas e academia regularmente.
Atualmente, Brusque gasta mais de 2 milhões anuais (cerca de 50% do orçamento) com o Bolsa-Atleta e Bolsa Técnico, o que tem a dizer sobre esse programa e qual a sua visão sobre esse tipo de incentivo?
Este programa foi criado durante meu primeiro mandato, pois acredito que nossos atletas precisam de apoio concreto da prefeitura. O atleta, independente do tipo de esporte praticado, sempre é uma referência positiva para a sociedade. Portanto, estimular nossos atletas é por luz sobre bons exemplos.
Ainda sobre o Bolsa-Atleta, recentemente, houveram muitas críticas de atletas e da comunidade sobre o modelo de distribuição das bolsas, que não deixa os critérios bem definidos para concessão do benefício e, em especial, dos valores destinados a cada atleta. Efetivamente, como dar transparência a esse processo, de forma que o programa cumpra seu papel de inclusão esportiva e deixe de ser visto como um instrumento de uso político?
A transparência é indispensável, pois se trata de recurso público. E recurso público é sagrado. A lei estabelece os critérios para a concessão do benefício e precisa ser seguida à risca. Acredito que o Conselho Municipal de Esportes precisa rever a legislação e propor mudanças para o aumento da transparência e efetividade do programa.
Na próxima edição (1º/9)
Confira a segunda parte da entrevista com Paulo Eccel na edição de EsporteSC de 1º de setembro, antevéspera das eleições, com o posicionamento do candidato sobre os temais abaixo:
- Perfil de indicação para o cargo de diretor-geral da FME
- Compromisso do candidato para resolver os problemas de infraestrutura da Arena Brusque
- Posicionamento sobre o uso de recursos do poder público para construção de um estádio para o Brusque FC
- Porque o candidato é o melhor nome para ser o prefeito de Brusque
- Defina seu vice em 500 caracteres
Demais temas: Ampliação de recursos para a FME, inclusão efetiva do esporte feminino, acabar com problemas de goteiras e umidade na Arena Brusque, valorização do esporte comunitário, levar mais iniciativas esportivas aos bairros;