As eleições atípicas de Brusque mobilizam a cidade e modificam o cenário tranquilo da primavera brusquense. No próximo dia 3 de setembro, a população novamente vai as urnas escolher o seu representante para prefeito e vice-prefeito.
Assim como fez em todas as últimas eleições, o Jornal EsporteSC, mais uma vez, se envolve no processo democrático da nossa cidade para ajudar você, eleitor, a tomar a melhor decisão em 3 de setembro.
As reportagens serão divididas em duas partes. A primeira já foi publicada na edição impressa do Jornal EsporteSC de 10 de agosto e você acompanha agora em nosso portal, já a segunda será publicada na versão impressa de 1º de setembro e reproduzida no online, a dois dias das eleições, no ápice da disputa à prefeitura municipal.
Confira a última entrevista desta série inicial de reportagens com o candidato a prefeito Molina do Ari (MDB); O candidato André Vechi (DC) foi o primeiro entrevistado. Simas, do PP, e Paulo Eccel, do PT, também já tiveram suas reportagens publicadas.
- Coligação: A resposta do povo!
- Prefeito: Molina do Ari (MDB) – Professor universitário, ex-secretário de Governo e Gestão Estratégica e ex-presidente do SAMAE
- Vice: Dr. Osvaldo (Podemos) – Médico e ex-secretário da Saúde de Brusque
- Número na urna: 15
Principais propostas do candidato para a área do esporte
Investimentos no esporte comunitário, construção de praças esportivas nos bairros, valorização dos atletas locais, investimentos no paradesporto, cursos e palestras para profissionais, técnicos e professores de educação física. Entendo que o esporte é uma forma de integração social, saúde e, principalmente, uma área que pode agregar e unir nossa sociedade.
Nome completo: William Fernandes Molina
Naturalidade: Três Lagoas (MS)
Idade: 53 anos
Bairro que mora em Brusque: São Luiz
Cargos públicos já ocupados: Secretário de Governo, Secretário da Fazenda e Gestão Estratégica, Presidente do SAMAE
Status civil: Casado
Nome da esposa: Sugui Molina
Filhos: Ryan Molina (34) e Victor Hugo Molina (21)
Hobbies: Jogar vôlei veteranos e Assistir Séries de TV
Chapa: Molina do Ari (MDB) e Dr. Osvaldo (PSC)
Coligação: A resposta do povo (MDB e PODEMOS)
Número na urna: 15
Quem sou eu?
Tenho 53 anos, sou casado e pai de dois filhos. Fui atleta de voleibol, técnico e supervisor da modalidade. Em seguida, iniciei minha carreira como professor nos Colégios Feliciano Pires e Honório Miranda. Posteriormente, na UNIFEBE, atuei por mais de 25 anos como professor universitário. Entrei para a vida pública na gestão do prefeito Jonas Paegle e, em seguida, no governo do prefeito Ari Vequi, onde pude contribuir para a melhoria e modernização da gestão administrativa na Prefeitura de Brusque.
Para você família é?…
Considero a família o nosso bem mais precioso. Ela é o nosso porto seguro, onde encontramos conforto nas horas difíceis e temos a segurança para compartilhar nossas alegrias e conquistas. É na família que vivenciamos o amor incondicional.
Porque o candidato resolveu ingressar na vida pública?
Ingressei na vida pública com o objetivo de contribuir para a melhoria dos processos estratégicos e administrativos, além de implantar sistemas tecnológicos que possam garantir a liberdade empreendedora de nossos cidadãos e a melhoria na qualidade de vida da nossa população. Meu ingresso deu-se principalmente pela minha vivência e experiência na área acadêmica. Hoje, possuo um amplo conhecimento da máquina pública, graças aos mais de seis anos de trabalho na Prefeitura de Brusque.
Pratica ou já praticou algum esporte? Se sim, quais? |
Desde muito cedo, comecei a jogar voleibol. Participei de vários campeonatos estaduais e Jogos Abertos de Santa Catarina, sendo inclusive convocado para a seleção catarinense de vôlei. Atuei também como técnico e dirigente, tanto no voleibol masculino quanto no feminino, além de ter sido árbitro da Federação Catarinense nessa modalidade. Também fui atleta de futsal e cheguei a ser campeão catarinense na categoria infantojuvenil. O esporte esteve presente em minha vida desde jovem.
Atualmente, Brusque gasta mais de 2 milhões anuais (cerca de 50% do orçamento) com o Bolsa-Atleta e Bolsa Técnico, o que tem a dizer sobre esse programa e qual a sua visão sobre esse tipo de incentivo?
O modelo que temos hoje em nossa cidade, do Bolsa Técnico e do Bolsa Atleta, deve ser aprimorado por meio de investimentos na formação de atletas nas categorias de base, bem como na capacitação dos treinadores em diversas modalidades. Devemos também proporcionar oportunidades para que os atletas possam ser promovidos para equipes de alto rendimento, permitindo, assim, a participação em competições e eventos no âmbito estadual e nacional. Talvez, até mesmo, selecionar atletas através dos Jogos Comunitários de Brusque.
Ainda sobre o Bolsa-Atleta, recentemente, houveram muitas críticas de atletas e da comunidade sobre o modelo de distribuição das bolsas, que não deixa os critérios bem definidos para concessão do benefício e, em especial, dos valores destinados a cada atleta. Efetivamente, como dar transparência a esse processo, de forma que o programa cumpra seu papel de inclusão esportiva e deixe de ser visto como um instrumento de uso político?
Acredito que o projeto precisa de reformulações, ajustes e aprimoramentos. Valorizar o atleta local, incentivar a formação de técnicos e treinadores. Regras claras para a definição de valores, atendimento às modalidades de forma mais igualitária e, principalmente, atendimento às modalidades do paradesporto.
Na próxima edição (1º/9)
Confira a segunda parte da entrevista com Molina do Ari na edição de EsporteSC de 1º de setembro, antevéspera das eleições, com o posicionamento do candidato sobre os temais abaixo:
- Perfil de indicação para o cargo de diretor-geral da FME
- Compromisso do candidato para resolver os problemas de infraestrutura da Arena Brusque
- Posicionamento sobre o uso de recursos do poder público para construção de um estádio para o Brusque FC
- Porque o candidato é o melhor nome para ser o prefeito de Brusque
- Defina seu vice em 500 caracteres
- Demais temas: Ampliação de recursos para a FME, inclusão efetiva do esporte feminino, acabar com problemas de goteiras e umidade na Arena Brusque, valorização do esporte comunitário, levar mais iniciativas esportivas aos bairros;