Home Brusque Especial Dia da Mulher: Uma leoa fora de quadra

Especial Dia da Mulher: Uma leoa fora de quadra

Conheça Gabriela Sassi, a assessora de imprensa do Leoas da Serra, time de futsal feminino mais vitorioso do mundo

por Fom Conradi
0

Você já pensou em ser a assessora de imprensa do melhor time de futsal feminino do mundo? Aos 25 anos, esse privilégio cabe a competente jornalista Gabriela Sassi. É ela que comanda a comunicação do Leoas da Serra, equipe mais vitoriosa do planeta.

Assessora de Imprensa, Jornalista, Comunicadora, Gabriela Sassi têm uma relação de amor com o esporte. Ela comenta que, desde criança, sua mãe sempre gostou muito de esportes em geral. Paralelamente, seu pai e seu avô paterno sempre torceram para o Corinthians e, conforme a agora jornalista ia crescendo, essa relação com o futebol também crescia. “Minha família se juntava para assistir aos jogos da Copa, sempre juntos. Mas a paixão só foi aflorar mesmo depois que entrei na faculdade e percebi que poderia trabalhar com esporte. Que poderia unir o útil ao agradável”, conta Gabriela.

>> Leia também
Lages tem academia só para elas
– Em Itajaí, após 102 anos Marcílio Dias tem primeira mulher como conselheira

Se em campo as Leoas dão show a cada exibição, fora de quadra Gabriela “se vira nos 30” para dar conta de toda divulgação das partidas e também do atendimento à imprensa. Uma rotina que tem crescido a cada dia com o sucesso das meninas de Lages. “Hoje tenho contato com jornalistas e profissionais do mundo todo por causa das Leoas”, comenta.

Se em campo as Leoas dão show a cada exibição, fora de quadra Gabriela “se vira nos 30” para dar conta de toda divulgação das partidas e também do atendimento à imprensa

Trajetória
Formada há apenas dois anos, Gabriela conta com alegria que seu trabalho como jornalista começou no segundo semestre da faculdade. “Comecei trabalhando numa rádio, depois estagiei em uma revista mensal e fui trabalhar em assessoria”. Ela diz que sempre foi muito ativa durante a graduação e sempre fez todo trabalho que aparecia em busca de experiência. “Foi em um desses trabalhos que conheci o projeto das Leoas. Um trabalho me levou ao outro e, faltando dois anos para me formar, me vi à frente da comunicação da equipe. Consegui ver no projeto e nas pessoas envolvidas nele que o trabalho ali era sério, e que eu poderia fazer minha carreira ali”.

A jornalista, que também é colunista de EsporteSC Lages, salienta que no clube tem muita liberdade para fazer o trabalho do seu modo. Para ela, essa talvez seja a “receita” para entender como se encaixou tão bem na equipe. “Nas Leoas eu faço todo trabalho de assessoria, relacionamento com a imprensa (local, nacional e internacional), gestão das redes sociais do clube, e cuido da imagem e do relacionamento das atletas com as mídias no geral”, explica.

Seu trabalho vai além das funções acima, Gabriela é produtora de conteúdos escritos (textos e releases), conteúdos audiovisuais e também algumas campanhas de marketing e sempre que pode acompanha a equipe nas viagens e jogos.

Entrevista – Gabriela Sassi – Jornalista, Assessora de Imprensa das Leoas da Serra e colunista de EsporteSC Lages.

Como surgiu essa vontade de ingressar no jornalismo esportivo?
A faculdade teve muito a ver com isso. Foi lá que vi que poderia trabalhar com esportes, apesar de saber que seria um percurso complicado. Meu trabalho de conclusão de curso foi sobre futebol e me formei com nota máxima, uma das únicas de todo o curso.

Como é ser mulher no jornalismo esportivo, que sempre teve um mercado preponderantemente mais de homens?
O mercado para as mulheres, atualmente, com as mudanças, tem se mostrado muito acessível, porém, há uns anos não era assim. Eu mesma enfrentei os olhares maldosos de algumas pessoas que falavam que lugar de mulher não era no esporte. Hoje as mulheres têm muito mais espaço no esporte e creio que isso só vá crescer. Existe um cenário muito esperançoso e espero que mais mulheres possam perder o medo e encontrar seu espaço no esporte”, finaliza.

“O mercado para as mulheres, atualmente, com as mudanças, tem se mostrado muito acessível, porém, há uns anos não era assim. Eu mesma enfrentei os olhares maldosos de algumas pessoas que falavam que lugar de mulher não era no esporte”, Gabriela Sassi, assessora de imprensa das Leoas da Serra

Fotos: Fom Conradi/Especial EsporteSC