Home ColunasAna Flávia Kühn Na coluna de Ana Flávia Kühn “O que comer durante esportes de endurance?”

Na coluna de Ana Flávia Kühn “O que comer durante esportes de endurance?”

Oriento pacientes atletas a consumirem um gel, que tem em torno de 20 g de carboidratos, a cada 30-40 minutos de atividades

por Ana Flávia Kühn
0

Por Ana Flávia Kühn
Participei de uma meia maratona no final de semana passado e vejo poucos atletas fazendo uso de alimentação durante a prova. Para atividades de endurance, que são os esportes de resistência, com mais de uma hora de duração, a recomendação da ingestão de carboidratos fica entre 30-60 g por hora, podendo chegar até 90 g por hora no caso de triatletas de elite.

Como recomendação básica, oriento meus pacientes atletas a consumirem um gel, que tem em torno de 20 g de carboidratos, a cada 30-40 minutos de atividades. Durante o exercício vamos usando glicogênio muscular como fonte de energia e essa reposição é fundamental visando manter a performance durante um treino ou corrida. No caso do ciclismo fica mais fácil incluir outros alimentos fontes de carboidratos, como pão bisnaguinha, paçoca, pé de moleque, frutas secas ou qualquer alimento energético que o atleta esteja adaptado a comer.

A adaptação também é muito importante, buscando não ter alterações intestinais durante a prova. Também é possível treinar o intestino do atleta para receber um número grande de carboidratos, visando melhor aproveitamento e mais energia durante a competição. Ainda é interessante oferecer diferentes tipos de carboidratos. Glicose e frutose numa proporção ideal para melhorar o desempenho. Repositores hidroeletrolíticos também são indicados. Tenha em mente que se você quiser ingressar nas atividades de endurance como corrida e ciclismo de longas distâncias, ou até mesmo triatlon, deve se preocupar com a ingestão de alimentos e bebidas especiais durante a atividade. Ótima semana e bons treinos!