Coluna Preparação Física no Esporte: Por Wiliam Todt
Não é conveniente determinar o melhor, mas sim o que é seguro e que poderá tornar um hábito na rotina de pessoas que tem como objetivo o emagrecimento.
Perguntas como esta são frequentes no dia a dia das academias, afinal, quem não quer eliminar alguns quilos ou diminuir o percentual de gordura corporal?
Há um tempo atrás foi assunto de uma das colunas já publicadas aqui, na oportunidade eu salientava que o treinamento aeróbico te faz perder peso, de modo geral, ele te condiciona e até utiliza a gordura como fonte energética após os seus 15 minutos de duração. Os exercícios aeróbicos são caracterizados pela intensidade leve a moderada e com duração prolongada, geralmente acima dos 30 minutos. Eles podem estar na rotina de treinos e são ótimos quando a prioridade são treinos na rua, bem como caminhadas, corridas e ciclismo.
É NECESSÁRIO SABER…
NÃO é somente os exercícios com predominância aeróbica os únicos e principais redutores de gordura corporal. Treinos com sobrecarga, os de musculação, podem acelerar o processo de emagrecimento.
Associar quilos a menos com emagrecimento talvez seja um equívoco, até porque, emagrecer é diminuir gordura corporal. Embora, dígitos a menos na balança motiva e pode ser considerado um parâmetro, mas não o único.
COSTUMO DIZER QUE…
Para emagrecer não é necessário fazer exercícios físicos, apenas alimentar-se adequadamente, de preferência com um balanço energético negativo, “gastar mais e comer menos”.
Agora se queres acelerar esse processo, obter saúde e combater doenças, sem dúvidas, faça exercícios físicos, mantenha uma vida ativa.
Por fim, se tem como objetivo o emagrecimento, não deixe de treinar com sobrecarga, na sala de musculação ou fora dela, levantar peso é fundamental. Seja forte em primeiro lugar!