Home Campeonato Catarinense Para ficar marcado na história! Guarani e Catarinense se enfrentam pela primeira vez

Para ficar marcado na história! Guarani e Catarinense se enfrentam pela primeira vez

Jogo é válido pela sétima rodada da segundona

por Matheus Deichmann
0

Em meio a disputa da Série B do Campeonato Catarinense, um jogo chama muita atenção. O tradicional clube de Palhoça, Guarani, e o novato de São José, Atlético Catarinense, se enfrentam oficialmente pela primeira vez na história.

A partida é válida pela sétima rodada da segundona estadual e bota frente a frente times em fases distintas. O mandante, Guarani, é o quarto na tabela de classificação, com 10 pontos somados nas seis primeiras partidas, enquanto o clube josefense ainda não venceu no campeonato e amarga a nona colocação, com 3 pontos somados.

Confira a tabela completa:

Últimas rodadas

Apesar da boa posição na tabela, o Bugre vem de dois jogos sem vencer em casa, contra os dois primeiros colocados. Na última quinta-feira (22), o adversário foi o Barra, em jogo atrasado pela terceira rodada. Na ocasião, as equipes ficaram no 0 a 0. Já no último domingo (25), a equipe palhocense acabou sendo derrotada por 3 a 0 pelo Camboriú, única equipe 100% na competição.

Para o Atlético a maratona foi menor, mas os resultados iguais, duas derrotas por 3 a 1. A primeira diante do Barra, em Itajaí, pela quinta rodada, e a última contra o Inter de Lages, no Orlando Scarpelli, no sábado (24). O último ponto da Águia Josefense foi somado contra o Caçador, fora de casa, na quarta rodada.

Clássico?

Fora Florianópolis, São José e Palhoça são as duas maiores cidades da Região Metropolitana da Capital Catarinense, juntas somam mais de 425 mil habitantes. Tradicionalmente, a população da região torce para Avaí ou Figueirense, os clubes da capital, com o segundo capitando ainda mais torcida por ser um time da parte continental de Floripa.

A profissionalização do Guarani no início dos anos 2000 chegou para mudar o paradigma, com a comunidade palhocense abraçando o projeto desde então. Logo nos primeiros anos, o Guarani já foi campeão da Série B do Campeonato Catarinense, em 2003, fato que voltou a se repetir em 2012.

Apesar de ser a quarta maior cidade do estado, São José só veio ter um clube profissional em março de 2020, com a criação do Clube Atlético Catarinense, que já venceu a Série C do Estadual em seu primeiro ano de vida, fato que levou o time à disputa da segundona em 2021.

Procurados pela reportagem do EsporteSC Floripa, membros das diretorias de ambas as equipes responderam o questionamento sobre a criação de uma rivalidade na região. Confira:

“A importância maior é a inclusão desses dois projetos do futebol da Grande Florianópolis. Nesse momento ainda não conseguimos ver rivalidade, porque ainda não houve enfrentamento. A partir deste primeiro jogo, possivelmente haverá, mas ainda não podemos falar nisso. São mais dois clubes na Grande Florianópolis, colocando em prática o desporto, o futebol, não só profissional, mas também das equipes de base”, declarou Hudson Coutinho, coordenador técnico do Guarani.

“A importância maior é a inclusão desses dois projetos do futebol da Grande Florianópolis. Nesse momento ainda não conseguimos ver rivalidade, porque ainda não houve enfrentamento. A partir deste primeiro jogo, possivelmente haverá, mas ainda não podemos falar nisso. São mais dois clubes na Grande Florianópolis, colocando em prática o desporto, o futebol, não só profissional, mas também das equipes de base”

Hudson coutinho, coord. técnico do guarani

Hudson ainda reiterou que o objetivo maior do clube é o acesso à elite do futebol catarinense.

Foto: Norberto Machado/Palavra Palhocense

“Não enxergamos o Guarani como um rival, mas sim como um parceiro. O Guarani é um clube de muita tradição, que já tem quase um século de existência, com títulos, participações na elite do futebol catarinense, e o mais importante, uma torcida apaixonada e a identificação com a sua cidade, a nossa vizinha Palhoça.
O Atlético Catarinense segue dando os seus primeiros passos, e estamos orgulhosos de poder levar o nome de São José para o mapa do futebol catarinense. Aos poucos, crescendo, acredito que até poderemos criar uma rivalidade sadia, exclusivamente dentro de campo, mas seria muita pretensão nossa, neste momento, tratar esta partida como um clássico ou um jogo diferente dos demais. Estamos focados no nosso objetivo, de manter o Atlético na Série B, e dar mais um passo importante no cenário do futebol de Santa Catarina”, ponderou o presidente Daison Rodrigues.

“Não enxergamos o Guarani como um rival, mas sim como um parceiro. O Guarani é um clube de muita tradição, que já tem quase um século de existência, com títulos, participações na elite do futebol catarinense, e o mais importante, uma torcida apaixonada e a identificação com a sua cidade, a nossa vizinha Palhoça”.

Daison Rodrigues, presidente do atlético catarinense
Foto: Divulgação/CAC

SERVIÇO

CAMPEONATO CATARINENSE – SÉRIE B

7ª rodada

Guarani de Palhoça x Atlético Catarinense

Data: 28/7/2021 (quarta-feira)

Hora: 15h

Local: Estádio Renato Silveira, em Palhoça

Arbitragem: William Machado Steffen, auxiliado por Andre Eduardo da Silveira e Felipe Aderaldo da Conceição

Foto: Patrick Floriani/Floriani Fotografias/Ilustração