Home FutebolAmador Programação de treinamento físico para futebolistas

Programação de treinamento físico para futebolistas

Tecnologia pode identificar as respostas fisiológicas de atletas em campo, bem como perceber se o mesmo está suscetível a lesões por conta de fadiga/desgaste ou qualquer outra razão que o impeça de render mais nos jogos ou treinos.

por Wiliam Todt
0

É visto que os avanços na preparação física estão cada vez mais fazendo a diferença no rendimento de atletas profissionais. A tecnologia pode identificar as respostas fisiológicas de atletas em campo, bem como perceber se o mesmo está suscetível a lesões por conta de fadiga/desgaste ou qualquer outra razão que o impeça de render mais nos jogos ou treinos.

Mas, pensando em atletas amadores, que gostam do esporte e que precisam de uma condição física no mínimo razoável para fazer os seus jogos. Qual a programação de treinamento físico ideal?

Primeiro que não há como suportar uma carga de jogo e manter um bom nível técnico sem uma base de força e/ou cardiovascular. É nítido o quanto falta força muscular em atletas amadores, pois na etapa complementar muitos caem com câimbras e não podem mais continuar jogando.

O caso de lesões musculares tem relação direta com a  baixa capacidade de força e desequilíbrio muscular. Assimetrias musculares (mais força num grupo muscular que no outro) podem ser corrigidas através de avaliações e, posteriormente programação compensatória com educador físico ou fisioterapeuta.

Em resumo, frequentar a academia ao menos duas vezes na semana é fundamental. Estabelecer uma programação que envolva estímulos de força e potência muscular, bem como sprints de velocidade devem conter nos treinos. No caso de atletas de futebol, exercícios multi-articulares são excelentes para ganho de força e maior otimização do tempo. São seguros e fazem com que o atleta desenvolva uma condição de preparação física especial.

Gosto e recomendo o Treinamento Físico Funcional.

SEJA FORTE EM PRIMEIRO LUGAR!!!