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Um movimento diferente na Escola

Os Educadores devem ter consciência do seu papel na escola, sendo mediadores no processo ensino-aprendizagem, elaborando estratégias que valorizem os conteúdos e habilidades que irão ensinar, além dos previamente incorporados pelos educandos.

por Redação
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Para se ter uma escola com maior qualidade e significância é preciso ter ideais, planejamento, pessoas engajadas e ações concretas. Com relação a esta estrutura organizacional de ensino, as aulas de Educação Física devem ser inseridas nesse modelo, buscando fazer com que o educando tenha a oportunidade de receber informações e relacioná-las na sua vida pessoal e social.

Neste sentido, os Educadores devem ter consciência do seu papel na escola, sendo mediadores no processo ensino-aprendizagem, elaborando estratégias que valorizem os conteúdos e habilidades que irão ensinar, além dos previamente incorporados pelos educandos.

Na educação física, os conteúdos curriculares podem ter relações com outras disciplinas escolares e vice-versa, ocorrendo a Interdisciplinaridade. Essa relação das disciplinas, tendo o apoio e envolvimento dos profissionais da escola, pode definir ações mais significativas aos educandos e até para os educadores, fazendo valorizar mais a educação física e as demais disciplinas. 

Um exemplo de Interdisciplinaridade com o conteúdo da educação física seria desenvolver a atividade de skate dentro do conteúdo Atividades Radicais. Além de ser para muitos uma novidade dentro do currículo dos conteúdos, este tema (além dos outros) pode ser organizado com ligação a outras disciplinas, estudando por exemplo o surgimento desta modalidade (História), locais de maior promoção da prática (Geografia), nome das manobras e partes do Skate (Inglês), benefícios para a saúde (Ciências), forças atuando nos movimentos (Física), poesias e pensamentos sobre a sensação de quem a pratica (Português e Filosofia), desenhos nos skates e grafite (artes), técnica dos movimentos (Educação Física).

Neste sentido as disciplinas podem conversar, relacionando os conteúdos e buscando informações com maior qualidade e significância, gerando um movimento diferente na escola, aonde alunos e professores são agentes transformadores do conhecimento.

“O primeiro passo para se chegar a algum lugar é decidir que você não quer mais ficar aonde está!”