Coluna Psicologia do Esporte e do Exercício: Por Gustavo Assi
A resiliência diz respeito ao quanto uma pessoa suporta, ou enfrenta, eventos estressantes. Pessoas com um repertório comportamental de enfrentamento dessas situações geralmente conseguem passar por elas com o mínimo de efeitos negativos. Algumas características são o senso de controle pessoal sobre eventos externos, senso de envolvimento compromisso e propósito na vida cotidiana e flexibilidade de se adaptar a mudanças inesperadas, percebendo-as como desafios ou oportunidades para crescimento.
Embora possa ser desenvolvida enfrentando situações estressantes no dia a dia, a resiliência pode ser desenvolvida de maneira saudável com a prática de exercícios físicos. A medida que são enfrentadas as situações de cansaço, bem como o alcance das metas, passamos a ficar sob controle das consequências a longo prazo (como melhora na respiração, condicionamento físico, disposição e entre outros) que só são obtidas com a persistência na atividade. Com isso, podemos passar a encarar eventos estressantes com um outro olhar, mais voltado à tarefa que precisa ser realizado nesse momento.
Mas se você não costuma a fazer exercício, de nada vai adiantar querer correr uma maratona para mostrar que consegue ser resiliente. Inicie com pequenas metas. Um passo de cada vez.