Coluna Psicologia do Esporte: Por Gustavo Assi
Muito presente em esportes cooperativos, a liderança diz respeito a um indivíduo que influencia o grupo em que está, direcionando-os à um objetivo comum. O processo de influenciar o outro não é tarefa simples, pois requer uma participação constante e ativa do líder em facilitar a motivação e levar um grupo de pessoas a se comportarem, também ativamente, no alcance da meta em comum.
O líder é aquele que cria um sentido de missão para o grupo, criando assim uma arquitetura social que seja fonte de otimismo e confiança, de coesão e desempenho, ao mesmo tempo que desenvolvem outras lideranças no grupo. No contexto esportivo, um líder tem de estar pronto para tomar decisões, motivar outros atletas, oferecer feedback, facilitar as relações interpessoais e dirigir a equipe com confiança. Um líder pode ser, por exemplo, o técnico, um assistente ou o capitão do time, desde que apresentem as características anteriores.
Pense agora na sua realidade. Você é o líder da sua equipe? Se não, o modo que o líder da sua equipe age lhe afeta de modo positivo ou negativo? Busque conversar, com algum responsável, sobre a maneira como você se sente em relação a isso, pois pode ser de extrema importância durante a decisão de uma partida.