Home Colunas Na coluna de Gustavo Assi "Metas para o ano que vem"

Na coluna de Gustavo Assi "Metas para o ano que vem"

Se engajar em um novo padrão comportamental exige paciência e persistência, e, geralmente, quanto mais complexo, mais longe estão os reforços naturais do próprio comportamento, como um corpo saudável, disposição, e resiliência por exemplo. Seja por metas muito baixas ou ainda metas que estão além daquilo que podemos fazer no momento, assim como as ondas puladas no réveillon, a maioria das promessas de ano novo ficam para trás.

por Gustavo Assi
0

Coluna Psicologia do Esporte: Por Gustavo Assi

Dentre diversos fatores, o mal estabelecimento de metas é um dos responsáveis pela frustração na adoção de uma vida mais saudável. Se engajar em um novo padrão comportamental exige paciência e persistência, e, geralmente, quanto mais complexo, mais longe estão os reforços naturais do próprio comportamento, como um corpo saudável, disposição, e resiliência por exemplo. Seja por metas muito baixas ou ainda metas que estão além daquilo que podemos fazer no momento, assim como as ondas puladas no réveillon, a maioria das promessas de ano novo ficam para trás.

Podemos separar as metas em três tipos:

Metas de resultado: Enfocam um resultado final, tal como emagrecer 10kg em X semanas, correr 15km por semana;

Metas de desempenho: Diz respeito ao alcance de objetivos focando na comparação com os próprios desempenhos anteriores. Essas metas tendem a ser mais flexíveis e estarem mais sob nosso controle. “Semana passada eu corri 5km em 45 minutos. Dessa vez vou fazer ela em 44 minutos.

Metas de processo: Esse tipo de meta busca enfocar nas ações que a pessoa deve praticar durante o exercício para atuar bem. “Para correr melhor, tenho de lembrar de manter minha respiração ritmada; Preciso prestar atenção na minha postura enquanto caminho”.

Busque colocar em prática esses três tipos de metas, e veja o que melhor se encaixa no seu contexto. Ainda, você pode tentar mesclar as metas para que elas, e você, se adaptem um ao outro. O ano está chegando ao fim, mas você não precisa esperar ele terminar para estabelecer suas metas