Home Brusque Na coluna de Gustavo Assi:“Os 7 valores Olímpicos e Paralímpicos”

Na coluna de Gustavo Assi:“Os 7 valores Olímpicos e Paralímpicos”

Comportamento faz parte do dia a dia dos atletas

por Álvaro José
0

Sobre as Olimpíadas e as Paraolimpíadas todos nós já ouvimos falar em algum momento da nossa vida, mas você sabia que existem sete valores que norteiam os comportamentos dos atletas? São eles a amizade, o respeito, a excelência, a determinação, a coragem, a igualdade e a inspiração. Na Psicologia estudamos algo chamado comportamento governado por regras, que pode ser entendido como a maneira que nos comportamentos frente a regras. Enquanto uma regra é uma descrição de uma situação, que pode envolver a situação toda ou somente algumas partes, o seguimento delas é resultado de uma história de vida em que o contexto social prezou e reforçou esses comportamentos. Quando um treinador fala “quando você receber a bola, saia para a direita, avance e passe a bola para a ala. Isso irá confundir a defesa e possibilitar o gol”, ele emite uma regra completa, com o antecedente, o comportamento e as consequências do mesmo.

            Desse modo, os valores Olímpicos e Paralímpicos podem ser compreendidos como regras, servindo como um norte para as ações de atletas. Espera-se que o atleta emita comportamentos que vão ao encontro das regras e de suas descrições e, ouso dizer, que a vitória alinhada com esses valores tendem a ser muito mais prazeroso. Nas próximas colunas estarei abordando esses valores individualmente, e sobre como podemos também aplicá-los ao nosso dia a dia. Até a próxima!

Gustavo Assi é psicólogo formado pela Unifebe e pós-graduado em Neuropsicologia pela Uniara. Atua como psicólogo clínico e, dentre todas as demandas, atende, também, atletas por meio de consultoria em psicologia do esporte e do exercício