Home Corrida Na coluna de Wiliam Todt “Dores na ‘canela’ ao correr”

Na coluna de Wiliam Todt “Dores na ‘canela’ ao correr”

A famosa dor na região anterior da perna tem nome, periostite ou canelite

por Wiliam Todt
0

Por Wiliam Todt

A famosa dor na região anterior da perna tem nome, periostite ou canelite. A mesma acaba atingindo principalmente corredores de rua. O motivo desta incidência está relacionado há fatores como, tipo de calçado e pisada, falta de flexibilidade e/ou volume (frequência semanal) de treino.

Considerar a causa da periostite apenas por uma das possibilidades acima pode não ser assertivo, é necessário analisar o contexto e verificar as possíveis causas. Vale ressaltar que, durante o exercício físico acontece o processo natural de vasodilatação (aumento no diâmetro dos vasos), e aumento do fluxo sanguíneo corporal. Na corrida, o tênis utilizado e a forma como é amarrado tem relação com as causas de uma periostite, pois os pés alteram o seu tamanho pela vasodilatação, sendo necessário atenção ao utilizar um tênis muito apertado.

A falta de flexibilidade da musculatura posterior da perna (músculos da panturrilha) e tibial anterior pode ser um fator que ocasiona uma periostite. A musculatura pode ser alongada de forma isolada, o que é recomendado para diminuir a tensão e aumentar a condição de flexibilidade da região.

O volume de treino deve ser inserido na rotina do corredor de forma gradual, por vezes o condicionamento cardiovascular está otimizado, em melhor estado em relação à musculatura e as articulações envolvidas.

Não subestime a corrida por ser uma prática de fácil acesso. Procure orientação de um Profissional de Educação Física habilitado.

Compre saúde ganhe vida!