Sabemos que se engajar em uma atividade física regularmente causa mudanças no nosso corpo. Com o tempo, passamos a nos sentir mais dispostos, mais resistentes e fortes, com melhora na respiração e no sono. Junto desses benefícios, podemos também perceber que a atividade física regular pode atuar em outras áreas, como na diminuição da ansiedade e agressividade.
Em um estudo realizado com oitenta participantes, divididos em dois grupos de quarenta sedentários e quarenta praticantes de atividade física regular, os pesquisadores encontraram diferenças significativas na presença da ansiedade-estado, ansiedade-traço e agressividade. No grupo dos praticantes, a incidência dessas características foi significativamente menor do que no grupo dos sedentários.
Sobre a ansiedade, chegaram na conclusão de que o impacto positivo seria por conta da melhora na aptidão física, redução da tensão muscular, aumento do autoconceito, da autoestima, e da tolerância emocional ao estresse. Enquanto o impacto na diminuição da agressividade talvez ocorra pela expressão adequada da carga de hostilidade.
De qualquer maneira, estar exposto à atividades físicas regulares proporciona o contato com contextos diferentes, o que possibilita a mudança de comportamentos, bem como ser um grande aliado na proteção da saúde mental e tratamento psicológico.
Fonte: Tomé, T. H.; Valentini, N. C. Benefícios da atividade física sistemática em parâmetros psicológicos do praticante: um estudo sobre ansiedade e agressividade. R. da Educação Física/UEM, Maringá, 17 (2), p. 123-130, 2006.
Sobre o colunista
Gustavo Assi é psicólogo formado pela Unifebe e pós-graduado em Neuropsicologia pela Uniara. Atua como psicólogo clínico e, dentre todas as demandas, atende, também, atletas por meio de consultoria em psicologia do esporte e do exercício.